adplus-dvertising

Porque ocorre a eflorescência?

Índice

Porque ocorre a eflorescência?

Porque ocorre a eflorescência?

O surgimento da eflorescência se dá em materiais porosos (como concreto, argamassa, tijolo, pedra e cerâmica) e pode ser explicado de maneira simples: quando a água se infiltra, ela acaba dissolvendo sais presentes no cimento e na cal – principalmente o hidróxido de cálcio.

Como acabar com a eflorescência?

E como tratar? É possível remover a eflorescência fazendo uma limpeza com ácido acético. Contudo, dependendo do nível de degradação, pode ser necessário fazer uma nova camada de revestimento. Já para evitar que a eflorescência apareça novamente, é preciso descobrir por onde a água está infiltrando.

O que é eflorescência e como resolver?

A eflorescência é uma espécie de depósito de cristais provenientes de sais que estavam dissolvidos na água e que, após sua evaporação, formam manchas na superfície.

O que é eflorescência em piso?

A eflorescência é uma das patologias mais recorrentes no cimento, caracterizada pelo surgimento de manchas brancas – também conhecidas como depósitos cristalinos esbranquiçados – na superfície do revestimento, comprometendo a aparência.

O que é eflorescência na parede?

A eflorescência é uma das chamadas patologias que se dá na construção civil e se apresenta como manchas brancas em revestimentos cerâmicos, alvenaria e concreto. Ela é o produto de reações químicas que acontecem da seguinte maneira: alguns materiais, como a cal, podem ter alto teor de hidróxido de cálcio.

Qual diferença de lixiviação e eflorescência?

A lixiviação faz parte do processo do surgimento da eflorescência, porque consiste no acúmulo de hidróxido de cálcio na superfície. ... A lixiviação é o fenômeno de entrada de água dentro do concreto, dissolvendo o Ca(OH)2 e Mg(OH)2, presentes no cimento, e trazendo-os até a superfície.

Como identificar eflorescência?

Sabe aquelas manchas esbranquiçadas e com aspecto escorrido nas superfícies, muito comuns e facilmente identificadas quando observamos construções? De uma maneira simplificada, as eflorescências são depósitos cristalinos de cor esbranquiçada que surgem na superfície do revestimento através de reações químicas.

O que é eflorescência no revestimento?

A eflorescência é uma das chamadas patologias que se dá na construção civil e se apresenta como manchas brancas em revestimentos cerâmicos, alvenaria e concreto. Ela é o produto de reações químicas que acontecem da seguinte maneira: alguns materiais, como a cal, podem ter alto teor de hidróxido de cálcio.

O que é eflorescência do concreto?

A eflorescência é resultado da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries (foto: shutterstock/Prinya Kinlumduan) ... Tratam-se de depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície da estrutura e que resultam da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries.

O que é eflorescência?

1. [ Botânica ] Formação das flores. 2. [ Botânica ] Espécie de cera, com aparência de pó muito fino, que cobre alguns frutos (como as ameixas, os mirtilos ou as uvas), folhas e outros órgãos de certas plantas.

Como evitar a eflorescência?

  • Conhecer as causas da eflorescência é fundamental, não só por fatores estéticos, mas também por segurança — já que ela pode trazer consigo o mofo, que é danoso à saúde. Portanto, é preciso investir em bons materiais, como peças de cerâmica esmaltada de qualidade. Assim, é possível garantir o seu conforto e bem-estar.

Quais fatores contribuem para o surgimento da eflorescência?

  • Quais fatores contribuem para o surgimento da eflorescência? Sabe-se que, dentro da química, a quantidade de produtos é proporcional à quantidade de reagentes. Então, o uso de materiais com alto teor de sais solúveis propicia o aparecimento de manchas — bem como o excesso de água, que facilita o transporte dos sais até a superfície.

Como remover a eflorescência da superfície?

  • Como remover a eflorescência da superfície? Os ácidos sulfâmico e acético podem ser usados para remover as manchas, porém é preciso consultar a quantidade e a forma correta de utilização para não manchar mais ou corroer as superfícies. Após o uso do ácido é essencial lavar o local com água abundante até que todo o excesso do produto seja retirado.

Postagens relacionadas: