Como se classifica uma flor?
Índice
- Como se classifica uma flor?
- Qual é a constituição da flor?
- O que é estame de uma flor?
- O que é flor séssil?
- Como é formada uma flor?
- Qual a função do corola da flor?
- O que é uma flor Sessil?
- Qual a diferença entre uma flor e outra flor?
- Quais são as principais partes de uma flor?
- Qual é a estrutura feminina da flor?
- Qual a importância da flor para os seres humanos?
Como se classifica uma flor?
Em relação ao número de peças florais (sépalas, pétalas, estames e carpelos) presentes em cada verticilo:
- Trímeras: apresentam as peças em número de três ou seus múltiplos;
- Tetrâmeras: apresentam as peças em número de quatro ou seus múltiplos;
- Pentâmeras: apresentam as peças em número de cinco ou seus múltiplos.
Qual é a constituição da flor?
A flor típica é composta por quatro tipos de folhas modificadas, tanto estrutural como fisiologicamente, para produzir e proteger os gametas: sépalas, pétalas, estames e carpelos. Ela dá origem, após a fertilização e por transformação de algumas das suas partes, a um fruto que contém as sementes.
O que é estame de uma flor?
É uma flor estaminada se apresenta apenas o androceu ou pistilada se apresenta apenas o gineceu. Tal flor é dita unissexuada (masculina ou feminina) e também díclina. ... A flor é denominada completa se possuir os quatro verticilos: cálice, corola, androceu e gineceu, e incompleta se faltar algum destes verticilos.
O que é flor séssil?
Em morfologia botânica, séssil aplica-se a um órgão que não possui pecíolo ou haste de suporte, inserindo-se diretamente no órgão principal (ex: folhas sésseis).
Como é formada uma flor?
Uma flor que apresenta os quatro verticilos florais, ou seja, cálice, corola, androceu e gineceu, é uma flor completa. Quando falta um ou mias desses componentes, a flor é chamada incompleta.
Qual a função do corola da flor?
Está associada à proteção do androceu e do gineceu e à atração e seleção dos polinizadores. O conceito pode ser definido de forma mais sintética e simplista como o conjunto de folhas modificadas de uma flor (pétalas). As pétalas costumam estar dispostas livres entre sí ou fusionadas às outras.
O que é uma flor Sessil?
Pecíolo: estrutura que liga a base do limbo foliar ao caule. Pedicelo: eixo de sustentação de cada flor da inflorescência. Flores sem pedicelo são chamadas de flores sésseis.
Qual a diferença entre uma flor e outra flor?
- Pode ser da mesma flor ou de outra flor, quando é de outra flor, ocorre através do vento, insetos, pássaros, chuva ou pelo homem. Fruto: É o ovário de uma flor, desenvolvido após a fecundação. Geralmente o fruto tem duas partes o pericarpo e a semente. Epicarpo: A casca.
Quais são as principais partes de uma flor?
- Observe as principais partes de uma flor. Estames: são folhas férteis masculinas. Apresentam uma haste denominada filete, a qual possui, na sua extremidade, a antera, que contém os sacos polínicos, nos quais o pólen é produzido.
Qual é a estrutura feminina da flor?
- Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário. Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores. O conjunto de pétalas é chamado de corola. Sépalas: localizadas abaixo das pétalas, geralmente, de coloração verde. O conjunto de sépalas é chamado de cálice.
Qual a importância da flor para os seres humanos?
- Além do seu papel ecológico, as flores possuem alta importância cultural para os seres humanos. Através da história e das diferentes culturas, a flor sempre teve um lugar nas sociedades humanas, quer pela sua beleza intrínseca quer pelo seu simbolismo.