O que é uma erosão hídrica?
Índice
- O que é uma erosão hídrica?
- Quais são as etapas da erosão hídrica?
- Quais as formas de erosão hídrica do solo?
- Como evitar a erosão hídrica?
- Quais são as principais consequências da erosão do solo?
- Por que a erosão hídrica é muito pequena?
- Quais são os desafios para a erosão hídrica do solo?
- Como ocorre a erosão hídrica em terrenos ondulados?
- Quais as consequências da erosão?
O que é uma erosão hídrica?
De acordo com Panachuki et al. (2006) a erosão hídrica é o processo de degradação que mais tem afetado a capacidade produtiva dos solos, facilitada e acelerada por 3 Page 4 interferência antrópica que, na maioria das vezes, resulta num processo de erosão acelerada.
Quais são as etapas da erosão hídrica?
A erosão hídrica compreende três fases físicas distintas: desagregação, transporte e deposição. A desagregação é o processo de quebra e individualização das partículas da massa de solo, sendo causada, basicamente, pelo impacto direto das gotas da chuva contra a superfície do solo e pelo escoamento superficial.
Quais as formas de erosão hídrica do solo?
1.2. Erosão laminar: é quando o escoamento superficial das águas das chuvas “lava” o solo, ou seja, retira a sua cobertura superficial, desgastando-o. 1.3. Erosão em sulcos: ocorre quando o escoamento da água sobre os solos intensifica o seu desgaste a ponto de formar pequenas “linhas” ou cortes no terrenos.
Como evitar a erosão hídrica?
Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.
Quais são as principais consequências da erosão do solo?
O que é erosão do solo, causas e consequências Esse desgaste natural do solo tem provocado diversos problemas para as pessoas, como deslizamentos de terra – provocando até mortes -, assoreamento, além da contaminação da água potável. Os prejuízos financeiros também são significativos.
Por que a erosão hídrica é muito pequena?
- Em regiões de baixo nível de precipitações, a erosão hídrica é muito pequena, e a vegetação permanentemente carente de água, retém a chuva de forma eficaz originando escoamentos superficiais pouco significativos.
Quais são os desafios para a erosão hídrica do solo?
- E por último, a utilização de canais vegetados para conduzir escoamento superficial para fora da lavoura. Em resumo, os desafios para controle da erosão hídrica do solo passam pela maximização da infiltração e armazenamento de água no solo e disciplinamento da retirada do excesso de água das lavouras.
Como ocorre a erosão hídrica em terrenos ondulados?
- Em relação à topo- grafia, a ocorrência da erosão hídrica pode se apresentar em terrenos levemente ondulados quanto em terrenos acidentados, pois a forma e o comprimento da ver- tente influem muito na velocidade de formação e desenvolvimento (MAGALHÃES, 2001).
Quais as consequências da erosão?
- As consequências da erosão Quando grandes quantidades de terra deslizam para locais férteis, diminuem a probabilidade de geração de vida. Isso provoca a extinção da flora e, de consequência, a fauna deixa de existir. Se o material arrastado cair em lagos e rios, o soterramento põe fim à vida e a biodiversidade está comprometida.