adplus-dvertising

Qual o agente causador da doença do sono?

Índice

Qual o agente causador da doença do sono?

Qual o agente causador da doença do sono?

Geralmente conhecida como doença do sono, a Tripanossomíase Humana Africana é uma infecção parasitária transmitida por moscas tsé-tsé. Essas moscas podem ser encontradas em 36 países da África subsaariana, colocando em risco cerca de 60 milhões de pessoas.

Como prevenir a doença do sono?

Prevenção. A prevenção da doença do sono inclui evitar áreas endêmicas e/ou se proteger contra as picadas das moscas tsé-tsé. As roupas devem proteger o corpo todo e ser grossas, pois a picada das moscas pode transpassar as roupas mais finas.

Quais os sintomas da tripanossomíase?

A tripanossomíase africana é uma infecção causada por protozoários do gênero Trypanosoma brucei, transmitida pela picada da mosca tsé-tsé. Sintomas incluem lesões de pele características, febre intermitente, cefaleia, calafrios, edema transitório, linfadenopatia generalizada e meningoencefalite frequentemente fatal.

Como surgiu a doença do sono?

No início do século 1920, quando a neurologia dava os primeiros passos como disciplina científica, a condição foi chamada de encefalite letárgica ou "doença do sono", e quem escreveu o manuscrito mais preciso sobre ela foi o austríaco Constantin von Economo.

Qual o protozoário da doença do sono?

A doença do sono africana é uma infecção causada pelos protozoários Trypanosoma brucei gambiense ou Trypanosoma brucei rhodesiense. Ela é transmitida pela picada de uma mosca tsé-tsé.

O que é a doença tularemia?

Tularemia é uma doença febril causada por Francisella tularensis; pode ser semelhante à febre tifoide. Os sintomas são lesão ulcerativa local primária, linfadenopatia regional, sintomas sistêmicos profundos e, ocasionalmente, pneumonia atípica.

Quais os tipos de Tripanossomiase?

Tripanossomíases humanas

  • Tripanossomíase africana, transmitida pela mosca tsétsé infectada com Trypanosoma brucei, ver doença do sono.
  • Tripanossomíase americana transmitida por insectos da família Reduviidae, como o barbeiro infectados com Trypanosoma cruzi, ver doença de Chagas.

Qual a causa da encefalite letárgica?

Causas. A causa exacta desta circunstância não é clara. A pesquisa sugeriu que lethargica da encefalite ocorresse em conseqüência de uma reacção imune à infecção strepotococcal. Os estudos igualmente mostraram que a circunstância pode ser auto-imune na origem.

Quais os tipos de tripanossomíase?

Tripanossomíases humanas

  • Tripanossomíase africana, transmitida pela mosca tsétsé infectada com Trypanosoma brucei, ver doença do sono.
  • Tripanossomíase americana transmitida por insectos da família Reduviidae, como o barbeiro infectados com Trypanosoma cruzi, ver doença de Chagas.

Quais são as doenças mais frequentes do sono?

  • Apesar de muitas destas doenças serem preveníveis e tratáveis, estima-se que menos de um terço dos doentes procure ajuda médica. Entre as perturbações do sono mais frequentes encontram-se as doenças respiratórias do sono, como a síndrome de apneia obstrutiva do sono.

Como se transmite a doença do sono?

  • Esta doença deve ser identificada e tratada assim que possível, pois se evoluir muito pode colocar em risco a vida da pessoa, devido às lesões causadas pelo parasita no sistema nervoso e várias partes do cérebro. Como se transmite. A forma de transmissão mais comum da doença do sono é através da picada da mosca de tsé-tsé.

Como Prevenir a doença do sono?

  • A prevenção da doença do sono inclui evitar áreas endêmicas e/ou se proteger contra as picadas das moscas tsé-tsé. As roupas devem proteger o corpo todo e ser grossas, pois a picada das moscas pode transpassar as roupas mais finas. O uso de repelentes de insetos também é recomendado a fim de prevenir a doença do sono, ...

Como é feito o diagnóstico da doença do sono?

  • O diagnóstico da doença do sono é feito através da pesquisa do parasita em sangue ou líquido aspirado de linfonodos. O T. b. rhodesiense é mais facilmente encontrado no sangue do que o T. b. gambiense.

Postagens relacionadas: