Qual é o conceito de depreciação?
Índice
- Qual é o conceito de depreciação?
- Qual o efeito da depreciação sobre os ativos?
- Quais tipos de depreciação?
- Qual o conceito da depreciação de um equipamento?
- Qual a finalidade de se calcular a depreciação do produto?
- Qual o principal motivo da desvalorização do real?
- Qual o conceito de depreciação?
- Qual a taxa de depreciação da empresa?
- Quais são os aspectos essenciais para o cálculo da depreciação?
- Qual é a depreciação contábil?
Qual é o conceito de depreciação?
A depreciação é um recurso contábil que tem o objetivo de atribuir o custo financeiro de um ativo tangível, durante a sua vida útil. As empresas utilizam esse recurso para avaliar os seus ativos de longo prazo, considerando seus projetos, planos fiscais e contábeis.
Qual o efeito da depreciação sobre os ativos?
A contabilização da depreciação do ativo da empresa é importante não apenas para aumentar o controle sobre as finanças e os riscos, mas sobretudo por ter impacto direto no cálculo dos impostos. Isso porque, ao ser registrada como um custo inerente à produção, a depreciação será descontada do lucro líquido da empresa.
Quais tipos de depreciação?
São três os métodos usados no Brasil: Método linear, também conhecido como da cotas constantes Método da soma dos dígitos Método das unidades produzidas MÉTODO LINEAR/ COTAS CONSTANTES consiste em dividir o valor de aquisição do bem a ser depreciado pelo tempo de vida útil, no exemplo acima temos que o valor ...
Qual o conceito da depreciação de um equipamento?
Significado: A depreciação ou desvalorização é o custo ou a despesa do ou da obsolescência dos ativos, como por exemplo, máquinas, veículos, móveis, imóveis ou instalações. Resumidamente é a perda de valor de um bem pelo seu uso ou pelo tempo.
Qual a finalidade de se calcular a depreciação do produto?
A taxa de depreciação serve para registrar o desgaste efetivo dos bens de uma empresa, seja pelo uso, pela ação do tempo, perda de utilidade ou simplesmente pela obsolescência. Para empresas que são tributadas pelo Lucro Real, o cálculo e reconhecimento da depreciação são obrigatórios.
Qual o principal motivo da desvalorização do real?
A desvalorização — além da maior demanda internacional, que tende a elevar os preços — tende a aumentar a receita em reais de quem vende para fora. Assim, o produtor às vezes prefere exportar do que vender no mercado interno.
Qual o conceito de depreciação?
- Conceito de depreciação. A depreciação é uma desvalorização, isto é, a diminuição do valor ou do preço de algo. Esta queda pode detectar-se a partir da comparação com o valor ou o preço anterior, ou em relação a outras coisas do mesmo género.
Qual a taxa de depreciação da empresa?
- Se a empresa trabalhar com dois turnos (16 horas de operação), a taxa de depreciação terá um acréscimo de 50% em relação à taxa normal. Já se a operação for ininterrupta, ou seja, se a empresa fizer três turnos diários, totalizando 24 horas de produção, a taxa de depreciação será o dobro da normal.
Quais são os aspectos essenciais para o cálculo da depreciação?
- Existem alguns aspectos que fornecem acompanhamento para que o cálculo da depreciação seja aceito pelas autoridades que regem as leis vigentes. São eles: Aspecto Técnico, Contábil, Financeiro, Legal e Fiscal, os quais serão comentados a seguir. 6.1 Aspecto Técnico
Qual é a depreciação contábil?
- A depreciação contábil é um termo técnico importante, tanto no mundo dos negócios, quanto no setor contábil. Sob a ótica empresarial, a depreciação pode ser conceituada como as despesas ou custos associados à desvalorização de um ativo. Mas e na contabilidade? Ela é utilizada em qual situação?