Como se pega a doença fogo selvagem?
Como se pega a doença fogo selvagem?
Alguns estudos em andamento sugerem que o pênfigo foliáceo endêmico pode ser transmitido por mosquitos. Essa seria a explicação para os casos estarem mais concentrados nas áreas próximas às regiões de desmatamento do País.
O que é a doença pênfigo?
Os pênfigos são doenças relativamente raras caracterizados pela formação de bolhas na pele e, às vezes, também nas mucosas (como boca, garganta, olhos, nariz e região genital de homens e mulheres).
Como tratar pênfigo foliáceo?
2- TRATAMENTO - Baseia-se na corticoterapia por via oral, que representa, até o momento o principal recurso efetivo para a remissão clínica da doença, sendo de primeira escolha a prednisona e, de segunda escolha, a triancinolona na dose equivalente.
Quais os tipos de pênfigo?
Há dois tipos principais de pênfigo: pênfigo vulgar e pênfigo foliáceo. O pênfigo vulgar são bolhas que geralmente começam nas mucosas, principalmente na boca (gengiva, lado de dentro das bochechas, língua, céu-da-boca, até a garganta), mas também podem surgir dentro do nariz e na região genital.
Qual o papel da enfermagem no tratamento do pênfigo?
A vivência de cuidar de pessoas acometidas por pênfigo vulgar ao longo de doze anos revelou a importância de cuidados especializados de enfermagem para a prevenção de agravos, promoção do bem-estar/conforto e manutenção da vida das mesmas.
O que causa a doença fogo selvagem?
O Fogo selvagem (pênfigo) é uma doença autoimune que provoca bolhas superficiais que se espalham pelo corpo e estouram, deixando feridas que criam crostas, doem e ardem.