O que quer dizer coledocolitíase?
O que quer dizer coledocolitíase?
Coledocolitíase é a presença de cálculos nos dutos biliares; pode ocorrer formação de cálculos na vesícula biliar ou nos próprios dutos. Esses cálculos causam cólica biliar, obstrução biliar, pancreatite biliar ou colangite (infecção e inflamação biliar).
Quais os sintomas de coledocolitíase?
Alguns pacientes com coledocolitíase podem não apresentar sintomas, porém, a maioria deles manifesta dor abdominal forte e intensa e dor nas costas. Também ocorrem casos de icterícia (amarelo nos olhos), náuseas, vômitos, acolia (fezes esbranquiçadas), colúria (urina muito escura como coca-cola), sudorese e febre.
O que é Colelitiase e coledocolitíase?
(litíase) biliares são formados na maioria das vezes por cristais de colesterol e precipitados de sais de cálcio e de fósforo. Além da vesícula (colelitíase), também podem aparecer nos canais que drenam a bile para o intestino (coledocolitíase).
Qual o tratamento para colangite?
UDCA oral em 13-15 mg/kg/dia é o tratamento de primeira linha em todos os pacientes com colangite. Se tolerado, deve ser vitalício. A adição de ácido obeticólico (OCA) para pacientes com uma resposta inadequada ou intolerante ao UDCA pode ser considerada.
Como tratar obstrução das vias biliares?
Atualmente, alguns dos tratamentos mais usados para a obstrução biliar envolvem sessões de radiologia intervencionista e cirurgia. O médico pode promover a dilatação biliar inserindo um dreno ou uma prótese.
Qual a diferença entre colangite e colecistite?
Basicamente, a obstrução e inflamação na colecistite ocorre no ducto cístico, afetando a vesícula biliar — enquanto na colangite, as obstruções ocorrem nas vias biliares em geral, geralmente devido a um cálculo, mas podendo ter outras causas.
O que pode causar colangite?
A causa não é conhecida, mas provavelmente é uma reação autoimune (na qual o sistema imunológico ataca os próprios tecidos do organismo). A colangite biliar primária ocorre, frequentemente, em pessoas com distúrbios autoimunes, como artrite reumatoide , esclerodermia , síndrome de Sjögren ou tireoidite autoimune .