Porque não devemos deixar uma vidraria contaminada por Micro-organismo de molho imersa em água e detergente por muito tempo?
Índice
- Porque não devemos deixar uma vidraria contaminada por Micro-organismo de molho imersa em água e detergente por muito tempo?
- Que característica deve apresentar uma vidraria para ser considerada microbiologicamente limpa?
- Qual é a sequência do procedimento para limpeza de vidraria?
- Quais os detergentes mais utilizados na lavagem de vidrarias e utensílios de laboratório?
- É possível limpar sem esterilizar mas não é possível garantir a esterilização sem antes limpar?
- Como esterilizar proveta?
- O que é uma estufa de incubação?
- O que é uma solução Sulfocrômica?
- Como é feita a solução Sulfocrômica?
- Por que a vidraria deve ser limpa?
- Quais são as soluções para limpeza de vidrarias?
- Quais são as vidrarias mais utilizadas?
- Qual a escova utilizada para limpeza de vidrarias?
Porque não devemos deixar uma vidraria contaminada por Micro-organismo de molho imersa em água e detergente por muito tempo?
O enxágue deve ser minucioso já que resíduos de detergente podem alterar resultados de testes sorológicos e atrapalhar o cultivo microbiológico. Todo material deve ser enxaguado em água corrente.
Que característica deve apresentar uma vidraria para ser considerada microbiologicamente limpa?
Toda a vidraria empregada em laboratório deve ser perfeitamente limpa e livre de substâncias estranhas, afim de não afetar os resultados de análises e preparações de soluções. Marcações com caneta, resíduos químicos, resíduos biológicos, sujidades, tudo dever ser removido da vidraria durante o processo de limpeza.
Qual é a sequência do procedimento para limpeza de vidraria?
Caso precise esfregar a vidraria, utilize uma escova própria para vidro, com água quente e sabão, enxaguando abundantemente em água corrente; Para limpar buretas de laboratório, é preciso utilizar sabão e água quente, enxaguando a vidraria em água corrente e repetindo o processo de três a quatro vezes.
Quais os detergentes mais utilizados na lavagem de vidrarias e utensílios de laboratório?
Uma limpeza mais rigorosa requer o uso de solução sulfocrômica ou outras soluções especiais para limpeza. Após a lavagem do material de vidro com estas soluções, lava-se com água comum e após com água destilada.
É possível limpar sem esterilizar mas não é possível garantir a esterilização sem antes limpar?
IMPORTÂNCIA DO USO DE DETERGENTES ESPECÍFICOS PARA A LIMPEZA – ENZIMÁTICOS. ... Assim, afirma-se que a limpeza rigorosa é condição básica para qualquer processo de desinfeção ou esterilização. “É possível limpar sem esterilizar, mas não é possível garantir a esterilização sem limpar”.
Como esterilizar proveta?
· Colocar em água sanitária 70% por 3 horas. · Enxaguar por no mínimo 8 vezes em água corrente. · Enxaguar com água deionizada estéril. · Enxaguar com água mili-Q estéril.
O que é uma estufa de incubação?
A estufa bacteriológica, também chamada de estufa microbiológica ou Incubadora Microbiológica tem por função propiciar um ambiente ideal para o crescimento bacteriano, mantendo a temperatura constante e precisa. Ela é utilizada em laboratórios de patologia e microbiologia, análises clínicas e também na indústria.
O que é uma solução Sulfocrômica?
Alguns laboratórios usam Solução Sulfocrômica, que é uma mistura de ácido sulfúrico, dicromato de potássio e água. Essa solução é extremamente oxidante. ... Basta deixar a pipeta ou balões volumétricos mergulhados nela por algum tempo e depois lavar com água e sabão para retirar o ácido.
Como é feita a solução Sulfocrômica?
A solução sulfocromica é uma mistura de ácido sulfurico concentrado(H2SO4)e o sal dicromato de potássio(K2Cr2O7) e é altamente volátil,e por isso é recomendado extremo cuidado em sua manipulação. O contato com a solução sulfocrômica pode causar queimaduras graves,cancer,e se ingerido é considerado altamente tóxico.
Por que a vidraria deve ser limpa?
- Principalmente nos biológicos e nos químicos, em que a vidraria deve estar livre de quaisquer contaminantes. Entretanto, nem sempre aquela pipeta ou balão volumétrico de 25 ml vão poder ser limpos de maneira convencional, por que não há escova que entre dentro daquele objeto diabólico!
Quais são as soluções para limpeza de vidrarias?
- Outros solventes e soluções podem ser empregadas para a limpeza de vidrarias. Alguns laboratórios usam Solução Sulfocrômica, que é uma mistura de ácido sulfúrico, dicromato de potássio e água. Essa solução é extremamente oxidante. Ela tem cor laranja ou vermelha e quando ela estiver verde ela não funciona mais, ...
Quais são as vidrarias mais utilizadas?
- As vidrarias podem ser feitas de vidro comum, vidro pirex, quartzo fundido ou vidro temperado. Confira as vidrarias mais utilizadas e suas respectivas funções.
Qual a escova utilizada para limpeza de vidrarias?
- Escovas utilizadas para limpeza de vidrarias Uma solução sulfocrômica – mistura de água (H 2 O), dicromato de potássio (K 2 Cr 2 O 7) e ácido sulfúrico (H 2 SO 4) – é utilizada para limpezas mais profundas e a água deionizada para garantir a remoção de soluções solúveis.