adplus-dvertising

O que marca o barroco?

Índice

O que marca o barroco?

O que marca o barroco?

Ouça em voz altaPausarO estilo barroco foi marcado por manifestar uma enorme ostentação e extravagância. Até hoje existem grandes e famosas obras desse período nas cidades italianas e brasileiras. O barroco italiano foi a primeira manifestação dessa arte, que se espalhou rapidamente pela Europa.

O que marcou o período barroco?

Ouça em voz altaPausarBarroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.

Como identificar o barroco?

As principais caraterísticas do estilo barroco são:

  1. Contrastes, dualidades e excessos;
  2. Temas religiosos e profanos;
  3. Estilo exuberante e decorativo;
  4. Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopeia.

O que é o barroco brasileiro?

Ouça em voz altaPausarO barroco no Brasil ocorreu entre 16, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.

Qual a origem do estilo barroco?

  • O Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o início do século XVIII. Esse movimento dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música, por isso, toda a cultura desse período, incluindo costumes, valores e relações sociais, é chamada de “barroca”.

Quais são as características do Barroco literário?

  • Estas são duas características estilísticas do barroco literário, representando os principais formatos de construções estéticas das obras. O Cultismo (também conhecido por Gongorismo) é caracterizado por reunir um vocabulário rebuscado, extravagante e culto.

Quais foram os períodos de vigência do Barroco?

  • Os séculos XVII e XVIII, período principal de vigência do Barroco, continuaram a ser marcados por numerosas mudanças na situação política europeia e pelo conflito constante. Foi assinalado que entre 15 a Europa como um todo não conheceu a paz senão em quatro anos.

Por que o Barroco não se limitou ao mundo católico?

  • Ainda que alimentado pelo movimento contrarreformista, o Barroco não se limitou ao mundo católico, afetando também áreas protestantes como a Alemanha, Países Baixos e Inglaterra, mas por outros motivos, descritos adiante.

Postagens relacionadas: