Como era Esparta?
Índice
- Como era Esparta?
- Quais os grupos de maior expressão da sociedade espartana quais as características desses grupos?
- Como se formou e se constitui Esparta?
- Como era a vida das pessoas em Esparta?
- O que são os espartanos?
- Quem eram os cidadãos espartanos?
- O que aconteceu com os espartanos?
- Qual a estrutura social da sociedade espartana?
- Qual era a cultura espartana?
- Qual foi a origem da política espartana?
- Qual era a principal característica de Esparta?
Como era Esparta?
Esparta foi uma cidade localizada na região da Lacônia, no sudeste do Peloponeso. A região era bastante fértil e possibilitava o cultivo de cereais que sustentavam a população. ... Foi uma das grandes disputas por poder da Antiguidade e a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta, saiu vitoriosa.
Quais os grupos de maior expressão da sociedade espartana quais as características desses grupos?
Os periecos se caracterizavam como grupo antigo da região, composto por pequenos comerciantes e artesãos. Já os Hilotas se constituíam como o grupo de miseráveis da sociedade, onde trabalhavam nas terras dos esparciatas, não tinham direitos políticos e eram alvos de perseguição e massacre.
Como se formou e se constitui Esparta?
A cidade de Esparta foi fundada no século IX a.C. pelo povo dório que penetrou pela península em busca de terras férteis. Quatro aldeias da região da Lacônia uniram-se para formar a cidade de Esparta.
Como era a vida das pessoas em Esparta?
A sociedade espartana caracterizou-se por ser altamente disciplinada e organizada a partir de uma aristocracia guerreira. Às vezes lemos ou ouvimos a expressão “regime espartano”, ou “disciplina espartana”, sempre associada a alguma prática ou hábito rígido, austero e severo.
O que são os espartanos?
Os espartanos eram guerreiros da Antiguidade conhecidos pela força e pelo treinamento, sendo considerados os soldados mais perfeitos. Conhecidos pela guerra e por serem os soldados mais perfeitos de todos os tempos da Antiguidade.
Quem eram os cidadãos espartanos?
Esparta era uma cidade militarizada, com rígida disciplina social e que usava da força para controlar o grupo dos hilotas, os escravos que trabalhavam nas terras dos esparciatas. ... Esparta era uma pólis aristocrática, e somente os esparciatas eram considerados cidadãos.
O que aconteceu com os espartanos?
Esparta foi, assim, destruída na batalha da Selácia, em 222 a. C. Após esta derrota, acabou por cair nas mãos dos tiranos Macânidas (211-206 a.
Qual a estrutura social da sociedade espartana?
- A estrutura social que formava a sociedade espartana era caracterizada pela dominação de grupos que exerciam funções distintas. Em suma, os guerreiros aristocratas comandavam a cidade. Contudo, no topo, estava um governo representado por dois monarcas que exerciam funções militares e religiosas e eram considerados juízes e sacerdotes supremos.
Qual era a cultura espartana?
- Eles buscavam a total independência financeira, ou seja, a autossuficiência. A cultura espartana era basicamente militar, já que os jovens eram educados para a guerra. Os homens deviam ser entregues ao Estado pelos pais assim que completassem 7 anos, onde receberiam ensinamentos militares até que completassem 60.
Qual foi a origem da política espartana?
- Acredita-se que essa estrutura social rígida assim como o sistema político espartano tenham sido elaborados, por volta do século VIII a.C., por um legislador mítico chamado Licurgo. A política espartana também era uma estrutura rígida, e, como vimos, acredita-se ter sido formulada por Licurgo.
Qual era a principal característica de Esparta?
- Espartafoi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.