Quais as características da sala de aula invertida?
Índice
- Quais as características da sala de aula invertida?
- Quando surgiu a sala de aula invertida?
- Como trabalhar com a sala de aula invertida?
- São tipos de sala de aula invertida?
- Quem inventou a sala de aula invertida?
- Quem criou sala de aula invertida?
- Quais são as informações básicas para uma aula invertida?
- Qual o conceito de sala de aula invertida?
- Como entender a metodologia da sala de aula invertida?
- Como é uma metodologia de ensino invertida?
Quais as características da sala de aula invertida?
Trata-se de uma modalidade de ensino que consiste em inverter o uso da sala em relação à forma convencional. Ou seja: comumente, os estudantes assistem às aulas na escola e, salvo os trabalhos em grupo, fazem os deveres em casa sozinhos. Na Sala de Aula Invertida o processo é, com o perdão da redundância, invertido.
Quando surgiu a sala de aula invertida?
1996 Como surgiu a sala de aula invertida? A primeira vez que a experiência da sala de aula invertida aconteceu foi em 1996, em uma disciplina de Microeconomia da Miami University (Ohio, EUA), por iniciativa dos professores Maureen J. Lage, Glenn J. Platt e Michael Treglia.
Como trabalhar com a sala de aula invertida?
Um exemplo de aula invertida
- Coloque os alunos em contato com o conteúdo. Pense qual atividade pode despertar o interesse dos estudantes pelo tema em estudo. ...
- Estabeleça trocas. ...
- Entre no jogo. ...
- Realize a atividade principal. ...
- Faça um fechamento dos aprendizados. ...
- Avalie.
São tipos de sala de aula invertida?
As aulas invertidas ou flipped classroom, como o próprio nome sugere, propõem inverter a metodologia tradicional de ensino. Em vez de o professor expor o conteúdo, passando conhecimento a um grupo de estudantes — a ideia é que esses estudantes já cheguem em sala de aula após ter estudado o conteúdo em casa.
Quem inventou a sala de aula invertida?
Professor da Universidade do Colorado, Jonathan Bergmann defende método de ensino no qual alunos estudam conteúdo antes das aulas e apenas aprofundem tema e tirem dúvidas com os professores.
Quem criou sala de aula invertida?
No ano 2000, aliado a popularização da internet, o termo ganhou forças graças a J. Wesley Baker em seu trabalho “Flipped Classroom”. Desde então, universidades americanas, como Duke, Stanford, Harvard, testaram e aprovaram o conceito de Sala de aula Invertida.
Quais são as informações básicas para uma aula invertida?
- Na aula invertida o professor disponibiliza informações básicas sobre um tema, antes da aula. Isto pode ser feito alguns dias antes. Essas informações podem ser constituídas de textos, conjuntos de slides, vídeos, sugestões de sites com conteúdos de apoio, arquivos de áudio, arquivos de som, jogos e o que mais o professor achar que é interessante.
Qual o conceito de sala de aula invertida?
- O conceito de sala de aula invertida é uma grande inovação educacional e, por isso, exige paciência de todas as pessoas envolvidas no processo. Todos ainda estão aprendendo a melhor forma de trabalhar com essa nova metodologia. Portanto, permita-se arriscar, errar, consertar, repensar, etc. 9.
Como entender a metodologia da sala de aula invertida?
- Para entender corretamente a metodologia da Sala de Aula Invertida, é preciso imaginar o aluno nesses dois cenários: quando o ensino e aprendizado ocorre antes e durante a aula. Quando essa metodologia é aplicada, o aluno começa a aprender a trabalhar fora da sala de aula.
Como é uma metodologia de ensino invertida?
- Imagine uma metodologia de ensino em que o conteúdo é estudado em casa e as discussões e exercícios são feitos em sala de aula — assim são as aulas invertidas, um modelo inovador que pode melhorar a participação e rendimento do estudante.