Como diagnosticar choque Septico?
Índice
- Como diagnosticar choque Septico?
- O que caracteriza a sepse?
- Como ocorre o processo de sepse?
- Quais os sintomas de sepse?
- Quais são os sinais de SIRS?
- O que caracteriza a lesão pulmonar na sepse?
- Qual é a causa da sepse?
- Quais são os critérios para a sepse?
- Qual o tratamento para sepse?
- Por que a sepse é comum no Brasil?
Como diagnosticar choque Septico?
Principais sintomas
- Pressão arterial muito baixa, sendo a pressão arterial média (PAM) menor ou igual a 65 mmHg;
- Aumento na concentração de lactato circulante, sendo verificada concentrações acima de 2,0 mmol/ L;
- Respiração rápida na tentativa de aumentar a quantidade de oxigênio circulante;
O que caracteriza a sepse?
A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. A sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada.
Como ocorre o processo de sepse?
A sepse é desencadeada pela invasão da corrente sanguínea por agentes infecciosos, principalmente bactérias ou vírus, por isso, é habitualmente chamada pelo público leigo de infecção do sangue, bactéria no sangue ou infecção generalizada.
Quais os sintomas de sepse?
Os principais sintomas da sepse pulmonar são:
- hipotensão arterial;
- oligúria ou elevação da creatinina;
- necessidade de oxigênio suplementar para manter boa saturação de O2;
- contagem de plaquetas reduzida;
- acidose metabólica;
- sinais de desconforto respiratório;
- rebaixamento do nível de consciência;
- aumento da bilirrubina.
Quais são os sinais de SIRS?
A SIRS se caracteriza pela presença de ao menos dois dos seguintes critérios clínicos: Temperatura corporal > 38 °C (febre) ou 20 incursões respiratórias/minuto (taquipnéia) ou uma pressão parcial de CO2 no sangue arterial < 32mmHg.
O que caracteriza a lesão pulmonar na sepse?
Taquipneia, dispneia e comprometimento das trocas gasosas com hipoxemia caracterizam a lesão pulmonar na sepse. Ocorre redução na complacência pulmonar, pela presença de colapso alveolar secundário ao aumento da permeabilidade vascular e diminuição de surfactante.
Qual é a causa da sepse?
- Esse quadro é conhecido como disfunção ou falencia de múltiplos órgãos. É responsável por 25% da ocupação de leitos em UTIs no Brasil. Atualmente a sepse é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia, superando o infarto do miocárdio e o câncer.
Quais são os critérios para a sepse?
- Esses critérios são sinais de alerta para os médicos, indicando que o paciente deve ser bem tratado para que o quadro não evolua de forma desfavorável. Você pode ter uma amigdalite e ter critérios para sepse, mas basta tratar a infecção adequadamente que a maioria das pessoas irá se recuperar.
Qual o tratamento para sepse?
- Uma vez que a maior parte dos casos de sepse é causada por bactérias, é comum que o tratamento seja iniciado com a administração de um antibiótico de amplo espetro diretamente na veia para tentar controlar a infecção.
Por que a sepse é comum no Brasil?
- No choque séptico, o risco de morte é mais elevado que na sepse. É uma doença frequente? A sepse é comum no Brasil. De acordo com informações do Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas), a sepse é responsável por cerca de 25% da ocupações nos leitos de UTI do país e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia.