O que é a tendência progressista libertadora?
Índice
- O que é a tendência progressista libertadora?
- São características da tendência libertadora?
- Qual o papel da escola na tendência progressista libertadora?
- Quais os temas geradores da tendência progressista libertadora?
- Quando surgiu a tendência progressista libertadora?
- Qual o objetivo de uma proposta pedagógica libertadora?
- São princípios da educação libertadora?
- Quais são as características e as contribuições da tendência libertadora para o processo de ensino e de aprendizagem?
- Qual o papel principal da pedagogia progressista?
- O que prioriza a tendência pedagógica progressista?
O que é a tendência progressista libertadora?
As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.
São características da tendência libertadora?
2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. ... Além da busca pela transformação social, a condição de se libertar através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe.
Qual o papel da escola na tendência progressista libertadora?
A escola progressista libertadora defende a ideia de uma educação horizontal, onde professor e aluno participem ativamente do processo educacional. ... Na escola libertadora o papel da educação é o de mudar a realidade social e os conteúdos são retirados do dia a dia dos alunos.
Quais os temas geradores da tendência progressista libertadora?
Paulo Freire é representante da tendência progressista histórico- crítica, cujo método parte de uma relação direta da experiência do educando confrontada com o saber sistematizado. ... Na tendência progressista libertadora, os conteúdos são temas geradores e a relação entre aluno e professor é de igualdade.
Quando surgiu a tendência progressista libertadora?
3. PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA Década de 60, rumos da educação e real contribuição para sociedade. Procuva-se resgatar a cultura popular e não-dominante Progressista, termo utilizado por Snyders :Análise crítica das realidades sociais e finalidades sociopolíticos da educação.
Qual o objetivo de uma proposta pedagógica libertadora?
Termo baseado na “pedagogia do oprimido” do educador Paulo Freire, que propõe uma educação crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas para a superação das desigualdades existentes no interior da sociedade.
São princípios da educação libertadora?
A educação libertadora vê o educando como sujeito da História. Vê na comunicação "educador-educando-educador” uma relação horizontal. O diálogo é um traço essencial da educação libertadora. ... A educação libertadora busca desenvolver a consciência crítica de que já são portadores os educandos.
Quais são as características e as contribuições da tendência libertadora para o processo de ensino e de aprendizagem?
No caso podemos afirmar que a tendência libertadora diz respeito a um ensino mais crítico voltado para a formação do aluno com individuo partícipe da sociedade. Nesse aspecto, temos que a educação antigamente era bastante tecnicista e não prezava pelo aspecto crítico do homem.
Qual o papel principal da pedagogia progressista?
Ou seja, a pedagogia progressista procura formar cidadãos conscientes e participativos na vida da sociedade, que leve o aluno a refletir, a desenvolver o espírito crítico e criativo e a relacionar o aprendizado a seu contexto social.
O que prioriza a tendência pedagógica progressista?
Essa tendência prioriza o domínio dos conteúdos científicos, os métodos de estudo, habilidades e hábitos de raciocínio científico, como modo de formar a consciência crítica face à realidade social, instrumentalizando o educando como sujeito da história, apto a transformar a sociedade e a si próprio.