adplus-dvertising

O que caracteriza a desapropriação para fins de reforma agrária?

Índice

O que caracteriza a desapropriação para fins de reforma agrária?

O que caracteriza a desapropriação para fins de reforma agrária?

A Constituição da República, em seu art. 184, prevê a desapropriação para fins de reforma agrária para o imóvel rural que não esteja cumprindo a sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária.

O que é desapropriação por utilidade pública?

A desapropriação por utilidade pública é o instrumento pelo qual a Administração Pública, com objetivo de incorporar ao patrimônio público propriedade que não lhe pertence, tendo em vista os interesses sociais.

Quais as fases do processo de desapropriação do imóvel rural para fins de reforma agrária?

O procedimento de desapropriação de imóveis rurais para fins de reforma agrária possui três fases, quais sejam: a declaratória (administrativa), a executória (âmbito judicial) e a fase de distribuição.

O que é a encampação?

A encampação, também chamada de resgate, é instituto estudado pelo Direito Administrativo. Trata-se da retomada coercitiva do serviço pelo poder concedente. Ocorre durante o prazo da concessão e por motivo de interesse público.

O que é utilidade pública?

A utilidade pública federal é uma declaração ou título atribuído pelo Ministério da Justiça, como forma de reconhecimento a fundações ou associações que demonstram servir a sociedade de forma altruísta e desinteressada.

Quais são os fundamentos ou pressupostos da desapropriação?

4 Pressupostos: Os pressupostos que autorizam a desapropriação, como já mencionado são: a necessidade pública, a utilidade pública e o interesse social; e se encontram previstos no artigo 5º, inciso XXIV da Constituição Federal.

Quais são as espécies de desapropriação?

Tipos de desapropriação

  • Desapropriação direta. A desapropriação direta é a desapropriação clássica. ...
  • Desapropriação indireta. A desapropriação indireta é uma desapropriação irregular, que decorre de ato abusivo do poder público. ...
  • Desapropriação confiscatória. ...
  • Desapropriação sancionatória.

Qual a diferença entre desapropriação por utilidade pública ou por interesse social?

  • Desapropriação por utilidade pública ou por interesse social. Saiba a diferença! Imagine uma casa que está localizada bem no meio de um terreno, sendo o único empecilho para a passagem de uma avenida que a Prefeitura precisa abrir no local. Um imóvel nesta situação está passível de ser desapropriado pelo Poder Público.

Qual a finalidade da desapropriação por interesse social?

  • Já a desapropriação por interesse social está especificada na Lei 4.132/62 e se destina às situações em que o poder público entende que, por meio da desapropriação, poderá dar melhor aproveitamento, utilização ou produtividade à propriedade, em benefício do coletivo.

Qual o conceito de desapropriação?

  • Segundo Harada, o conceito de desapropriação é: “um instituto de direito público consistente na retirada da propriedade privada pelo Poder Público ou seu delegado, por necessidade ou utilidade pública, ou interesse social, mediante o pagamento prévio da justa indenização em dinheiro (art.

Quem pode decretar a desapropriação?

  • Diante de uma das situações listadas, Prefeitura, Estado ou União podem decretar a desapropriação e desalojar o dono do imóvel, desde que haja o pagamento de uma justa indenização ao proprietário. A lógica por trás da autorização para desapropriação é de que o interesse público deve, em regra, prevalecer sobre o interesse particular.

Postagens relacionadas: