adplus-dvertising

Como se caracteriza a atitude?

Índice

Como se caracteriza a atitude?

Como se caracteriza a atitude?

De acordo com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes. As atitudes determinam a vida anímica de cada indivíduo. As atitudes são patenteadas através das reações repetidas de uma pessoa.

Quais são as duas características da atitude filosófica?

A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. ... A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico.

O que significa ter uma atitude crítica?

A crítica é entendida como uma atitude filosófica que precisa ser reativada frequentemente, por problematizar as relações entre saber/poder/sujeito, sem pressupor nenhum privilégio cognitivo; e a ética entendida como o trabalho pelo qual o sujeito constitui a si mesmo.

Quais são as características específicas da Filosofia?

A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.

Quais são as características da atitude crítica?

A atitude crítica A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que "todo mundo diz e pensa", ao estabelecido.

O que seria uma atitude crítica e reflexiva?

É o saber do sujeito questionador que através de uma postura crítica diante o conhecimento e as coisas, procura superar o saber irrefletido e impreciso do cotidiano. Saber baseado em questionamentos, na crítica. É um saber “mais preciso” e elaborado, pois se baseia em interrogações. A Atitude Crítica e a Filosofia.

Quais são as características da atitude filosófica?

  • CARACTERÍSTICAS DA ATITUDE FILOSÓFICA A indagação e a atitude filosófica são inerentes à natureza humana. Por sua natureza intríseca, induzido e conduzido por razões imanentes, como a dúvida, a incerteza e o desespero, o homem não consegue eximir-se de atitudes filosóficas, ou seja, interroga-se sobre si mesmo e sobre o sentido de sua existência.

Quais são as virtudes da filosofia?

  • Já a filosofia é o pensamento e o questionamento das coisas, o amor pela sabedoria, sabedoria do mundo, a junção de ambas constrói uma atitude filosófica, mas para, além disso, saber admirar é a primeira virtude para filosofar, começando com o processo de questionar.

Qual a função do filósofo na construção da filosofia?

  • A dúvida também é elemento essencial para a construção da filosofia. É preciso que o filósofo duvide de todos os conceitos, todas as verdades e todas as imposições sociais. O filósofo não deve naturalizar os conhecimentos, deve problematizar tudo que é posto e apresentado.

Qual foi a origem da filosofia?

  • Aristóteles foi um dos primeiros a defender a origem da filosofia a partir do espanto do ser social, da estranheza e da perplexidade em relação aos acontecimentos da natureza, do universo e da vida.

Postagens relacionadas: