adplus-dvertising

O que é a concepção bancária?

Índice

O que é a concepção bancária?

O que é a concepção bancária?

Paulo Freire, no livro “Pedagogia do Oprimido” (FREIRE, 1970), apresentou e discutiu o conceito de “concepção bancária”: Em lugar de comunicar-se, o educador faz comunicados e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem.

Qual o texto sobre a educação “bancária”?

  • Texto: “Educação ‘Bancária’ e Educação Libertadora” de Paulo Freire, do livro “Introdução à Psicologia Escolar” organizado por Maria Helena Patto. São Paulo: T. A. Queiroz, 1971. Paulo Freire faz uma crítica à educação que ele metaforicamente denomina de “bancária” e, em contrapartida a esta, descreve a educação libertadora ou problematizadora.

Qual a origem da educação bancária?

  • Qual é a origem da Educação Bancária? Segundo o professor Afonso Celso Scocuglia, a Educação Bancária tem origem no método de ensino aplicado pela igreja em períodos medievais e é perpetuada até hoje. "É a abordagem em que um manda, o outro obedece", diz. A Educação Problematizadora de Paulo Freire opõe-se a este tipo de visão.

Qual a visão de educação bancária?

  • Nesta visão de Educação Bancária os conteúdos são automaticamente desligados da situação existencial do aluno. A comunicação é unilateral. E a Metodologia Didática é a exposição oral pelo professor, teoria antidialógica, onde o opressor encontra sua possível ação, ou seja uma relação de poder unilateral.

Qual a lógica da educação bancária?

  • Na lógica da Educação Bancária o currículo mantém uma concepção epistemológica arraigada de no empirismo, através de uma escola tradicional, onde o saber é fechado e o educando é concebido como aquele que recebe a transferência do conhecimento e de informações.

Postagens relacionadas: