adplus-dvertising

Qual o resultado ou resposta da psicanálise?

Índice

Qual o resultado ou resposta da psicanálise?

Qual o resultado ou resposta da psicanálise?

Criação do neurologista austríaco Sigmund Freud, a psicanálise é teoria que busca explicar o funcionamento da mente humana. A partir disso, torna-se método para tratar desequilíbrios psíquicos.

O que é psicanálise estuda?

A psicanálise surgiu no final do século XIX a partir dos estudos de Sigmund Freud. ... Ou seja, o psicanalista estuda, investiga e se preocupa a compreender o inconsciente e as suas particularidades. Ao contrário da Psicologia, não existe uma graduação em Psicanálise.

Qual era o objetivo de Freud?

A maior contribuição de Freud para o estudo da personalidade residiu no conceito de inconsciente. O objetivo de Freud era explicar os processos inconscientes e criar uma teoria que explicassem os fenômenos advindos destes processos.

Qual a teoria que explica o comportamento humano segundo Sigmund Freud?

A teoria psicanalítica foi desenvolvida pelo neurologista austríaco Sigmund Freud (1856-1939) e está intimamente relacionada a sua prática psicoterapêutica. É uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana.

O que é a cura na psicanálise?

Quando alguém decide procurar um psicanalista, entendemos que o pré-conceito de cura, entendido como a supressão dos sintomas, está no campo central dessa busca. Segundo Lacan, "a cura é uma demanda que faz parte da voz do sofredor, de alguém que sofre pelo seu próprio corpo ou por seu pensamento ".

Como pode ser realizada a psicanálise?

  • No entanto, a psicanálise também pode ser realizada por qualquer pessoa que queira compreender suas experiências pessoais, que tenham problemas de relacionamentos ou dificuldade de concentração.

Por que o conceito de “cura” não é psicanalítico?

  • Procuramos com a realização desse trabalho, deixar claro que o conceito de “cura” não é um conceito psicanalítico e, que esta só poderá ser alcansada como um efeito secundário de uma psicanálise.

Quando alguém decide procurar um psicanalista?

  • Quando alguém decide procurar um psicanalista, entendemos que o pré-conceito de cura, entendido como a supressão dos sintomas, está no campo central dessa busca. Segundo Lacan, "a cura é uma demanda que faz parte da voz do sofredor, de alguém que sofre pelo seu próprio corpo ou por seu pensamento ".

Como resgatar a psicanálise na sua origem?

  • Falar sobre esta questão é poder resgatar a Psicanálise na sua origem, buscando o alicerce no qual ela se funda. Foi preciso que Freud percorresse um caminho marcado pela escuta para que viesse a formular conceitos importantes como o de inconsciente, transferência, resistência, dentre tantos outros.

Postagens relacionadas: