adplus-dvertising

O que é o Índice de Barthel?

Índice

O que é o Índice de Barthel?

O que é o Índice de Barthel?

O Índice de Barthel pertence ao campo de avaliação das atividades da vida diária (AVDs) e mede a independência funcional no cuidado pessoal, mobilidade, locomoção e eliminações.

Como interpretar a escala de Barthel?

  1. USO DO TOILET. 0 = dependente. 5 = precisa de alguma ajuda parcial. ...
  2. VICE VERSA) 0 = incapacitado, sem equilíbrio para ficar sentado. 5 = muita ajuda (uma ou duas pessoas, física), pode sentar. ...
  3. MOBILIDADE (EM SUPERFICIES PLANAS) 0 = imóvel ou < 50 metros. ...
  4. ESCADAS. 0 = incapacitado.

Qual teste é indicado para avaliar independência funcional?

A mobilidade funcional pode ser avaliada por meio do teste Timed Up and Go (TUG). Ele deve ser realizado com o idoso totalmente sentado em uma cadeira, com os pés totalmente apoiados no solo.

Quais são os instrumentos de avaliação Gerontologica?

Dentre a avaliação de atividades de vida diária tem-se como instrumentos: Índice de Katz, Escala de Lawton e Brody, Índice de Pfeffer e Índice de Barthel.

Como realizar o teste de TUG?

O teste consiste em levantar de uma cadeira, (de aproximadamente 46 cm), caminhar até uma linha reta a 3 metros de distância (em um ritmo auto-selecionado, porém seguro), virar, caminhar de volta e sentar-se novamente. Quanto menor o tempo utilizado, melhor é o desempenho no teste.

Quais as escalas de avaliação do idoso?

As escalas das ABVD que se baseiam em informações dos pacientes e dos cuidadores e devem ser simples e de rápida avaliação, podendo ser utilizadas por todos os membros da equipe interdisciplinar. As escalas mais utilizadas para avaliação as ABVD no nosso meio são a Escala de Katz e o Índice de Barthel.

O que é uma escala funcional?

A Escala de Medida de Independência Funcional (MIF) é um instrumento multidimensional que avalia o desempenho da pessoa nos domínios motor e cognitivo/social nos aspectos: alimentação, higiene pessoal, banho, vestir metade superior do corpo, vestir metade inferior do corpo, uso de vaso sanitário, controle da urina, ...

Quais instrumentos são comumente utilizados para a avaliação inicial do idoso?

Conclusão: Encontrou-se que a Escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária de Lawton e Brody, o Índice de Katz, o Questionário de Atividades Funcionais de Pfeffer, o DAD, o Índice de Barthel e o ADCS-ADL são os instrumentos mais utilizados na avaliação da funcionalidade de idosos com demência.

Postagens relacionadas: