adplus-dvertising

O que estimula a produção de aldosterona?

Índice

O que estimula a produção de aldosterona?

O que estimula a produção de aldosterona?

Quando a quantidade de sódio no sangue baixa, aumenta a secreção de aldosterona. Esse hormônio atua sobre os túbulos distais e sobre os túbulos coletores, estimulando a reabsorção de sódio do filtrado glomerular. A secreção do hormônio aldosterona, por sua vez, é regulada pela renina e pela angiotensina.

O que é aldosterona alta?

No hiperaldosteronismo, a superprodução de aldosterona causa a retenção de líquidos e o aumento da pressão arterial, fraqueza e, raramente, períodos de paralisia. O hiperaldosteronismo pode ser causado por um tumor na glândula adrenal ou pode ser uma resposta a algumas doenças.

O que causa aldosterona?

(Ver também Visão geral da função adrenal.) A aldosterona é o mais potente mineralocorticoide produzido pelas adrenais. Causa retenção de sódio e perda de potássio. Nos rins, a aldosterona provoca a transferência de sódio do lúmen do túbulo distal para as células tubulares em troca de potássio e hidrogênio.

O que é Síndrome de Conn?

A síndrome de Conn é a causa mais comum de hipertensão arterial secundária. É caracterizada por secreção excessiva de aldosterona pelas glândulas suprarrenais, que são pequenas glândulas triangulares localizadas acima dos rins.

Qual é a função da aldosterona?

A aldosterona é um hormônio que estimula a retenção de sódio (sal) e a excreção de potássio pelos rins. Desempenha importante papel na manutenção das concentrações de sódio e potássio normais no sangue e no controle do volume sanguíneo e da pressão arterial.

Qual o valor normal da aldosterona?

Valores normais: 5,0 a 30,0 ng/dL após 2 horas em posição ortostática e com dieta normossódica. (1 pmol/L). Interpretação: A aldosterona é produzida pelas células da zona glomerulosa da córtex adrenal, sendo o principal Mineralocorticóide.

O que faz a angiotensina?

A angiotensina II faz com que as paredes musculares das pequenas artérias (arteríolas) se contraiam, aumentando a pressão arterial. A angiotensina II também provoca a liberação do hormônio aldosterona pelas glândulas adrenais e da vasopressina (hormônio antidiurético) pela hipófise.

¿Qué es la aldosterona?

  • (Véase también Introducción a las glándulas suprarrenales .) La aldosterona, una hormona producida y segregada por las glándulas suprarrenales, transmite señales a los riñones para que retengan más sodio y eliminen más potasio.

¿Cómo se regula la producción de aldosterona?

  • La producción de aldosterona está regulada en parte por la hormona adrenocorticotrófica (segregada por la hipófisis) pero, principalmente, por el sistema renina-angiotensina-aldosterona (véase la figura Regulación de la presión arterial ).

¿Cómo se produce la aldosterona en el riñón?

  • Si bien la aldosterona se produce en la corteza de las glándulas suprarrenales, tiene su efecto principalmente en el riñón, específicamente a nivel del túbulo contorneado distal y del túbulo colector de la nefrona. Los mecanismos para cada uno son:

¿Qué es la aldosterona y la corticosterona?

  • La aldosterona y la corticosterona comparten la primera parte de su mecanismo de biosíntesis. La última parte es mediada por la aldosterona sintetasa (para la aldosterona) o por la 11β-hidroxilasa (para la corticosterona ).

Postagens relacionadas: