Como funciona o atendimento de múltiplas vítimas?
Índice
- Como funciona o atendimento de múltiplas vítimas?
- O que é o protocolo Start?
- O que é acidente com múltiplas vítimas?
- Como se deve ser feito a triagem de vítimas?
- Qual é o objetivo ético que norteia o atendimento a múltiplas vítimas?
- Como deve ser um atendimento a um incidente com múltiplas vítimas IMV?
- Quais são os sinais avaliados no método de triagem Start?
- O que é método Cramp?
- Qual a sequência de prioridade no caso de atendimento a múltiplas vítimas?
- Qual a finalidade do protocolo Start?
- Como é feita a categorização das vítimas?
- Qual é a classificação das vítimas por gravidade?
- Quais são os exemplos de tríades?
- Quais são as vítimas graves e moderadas?
Como funciona o atendimento de múltiplas vítimas?
É um processo utilizado em situações onde a emergência ultrapassa a capacidade de resposta da equipe de socorro. É a ação de alocar recursos e hierarquizar o atendimento de vítimas de acordo com um sistema de prioridades, de forma a possibilitar o atendimento e o transporte rápido do maior número possível de vítimas.
O que é o protocolo Start?
O protocolo de triagem START (Simple Triage And Rapid Treatment, isto é, triagem simples e tratamento rápido) foi pensado para rápida avaliação em incidentes com múltiplas vítimas, categorizando-as em quatro categorias de cores que informam o nível de urgência necessária de atendimento.
O que é acidente com múltiplas vítimas?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define incidente com múltiplas vítimas (IMV) como um evento que gera simultaneamente um maior número vítimas de forma a comprometer a capacidade de resposta local disponível rotineiramente 11 World Health Organization.
Como se deve ser feito a triagem de vítimas?
As vítimas devem ser encaminhadas às áreas de prioridade, que possuem as mesmas cores definidas de acordo com a categorização das vítimas (vermelha, amarela, verde e cinza).
Qual é o objetivo ético que norteia o atendimento a múltiplas vítimas?
O objetivo é otimizar a ação de socorro, salvando o maior número possível de vítimas. ... Já no atendimento de múltiplas vítimas o princípio chave da resposta médica é fazer o melhor para o maior número de pacientes, já que há a necessidade de se estabelecer prioridades para o atendimento adequado (ATLS, 2008).
Como deve ser um atendimento a um incidente com múltiplas vítimas IMV?
Em incidentes com múltiplas vítimas e desastres, há necessidade de avaliação das vítimas, com vistas a definir as prioridades de atendimento. Este processo é conhecido por triagem.
Quais são os sinais avaliados no método de triagem Start?
O método START é a triagem de vítimas realizado no Atendimento Pré- Hospitalar (APH) baseado no grau da severidade da vítima dependendo das lesões que a mesma apresenta, sendo avaliados a capacidade de deambulação, respiração, circulação e nível de consciência (1).
O que é método Cramp?
Outro método é o C.R.A.M.P – Circulação, Respiração, Abdome, Motor ou Movimento e Psiquismo ou Palavra. A tabela C.R.A.M.P. é utilizada com o mesmo objetivo da tabela S.T.A.R.T., com o diferencial que a tabela C.R.A.M.P. possui parâmetros mais específicos devendo então ser utilizada por médicos.
Qual a sequência de prioridade no caso de atendimento a múltiplas vítimas?
As cores correspondentes em ordem de prioridade são: vermelho, amarelo, verde e preto. (TEIXEIRA, 2007). A relevância desse trabalho para a enfermagem consiste na qualificação da assistência de enfermagem em cenário com múltiplas vítimas, promovendo um atendimento integral as vítimas de acidente.
Qual a finalidade do protocolo Start?
O método START, Simple Triage and Rapid Treatment, é o algoritmo mais utilizado ao redor do mundo para triagem primária de incidentes com múltiplas vítimas. Com perguntas simples e objetivas, é possível classificar as vítimas de um desastre em cores e por consequência em uma escala de prioridade de atendimento.
Como é feita a categorização das vítimas?
- A categorização pode ser facilitada pelo uso de cartões nas cores vermelha, amarela, verde e preta (cinza). Esses instrumentos são colocados em cada vítima de acordo com a gravidade. Após a categorização das vítimas, o que deve ser feito?
Qual é a classificação das vítimas por gravidade?
- Consiste em um processo de classificação das vítimas por gravidade, com o objetivo de tratá-las maximizando os sobreviventes e reduzindo as sequelas.
Quais são os exemplos de tríades?
- Constituem alguns exemplos de tríades os seguintes grupos de elementos ( cloro, bromo e iodo) e ( enxofre, selênio e telúrio ), com suas massas atômicas da época, os quais são mostrados na tabela abaixo:
Quais são as vítimas graves e moderadas?
- As vítimas graves e moderadas (vermelhas e amarelas) são encaminhadas, nessa sequência, pelas viaturas até o hospital. As vítimas leves (verdes) podem ir por meios próprios, sendo orientadas a procurar unidades de menor complexidade.