adplus-dvertising

O que aconteceu com as vítimas do Césio 137?

Índice

O que aconteceu com as vítimas do Césio 137?

O que aconteceu com as vítimas do Césio 137?

Passadas mais de três décadas, não há consenso sobre o número de vítimas do césio 137 em Goiânia. Oficialmente, quatro pessoas morreram por exposição excessiva à radiação, mas a quantidade de pessoas contaminadas ainda provoca discussão. ... Entidades que representam as vítimas dizem ser 1,4 mil, sendo que houve 66 mortes.

O que causa o Césio 137?

Tem mais depois da publicidade ;) O césio-137 é bastante perigoso para o ser humano porque emite partículas ionizantes e radiações eletromagnéticas capazes de atravessar vários materiais, incluindo a pele e os tecidos do corpo humano, interagindo com as moléculas do organismo e gerando efeitos devastadores.

Qual ano aconteceu o Césio 137?

de 1987 No dia 13 de setembro de 1987, dois catadores de sucata de Goiânia encontraram um antigo aparelho para radioterapias em uma clínica (Instituto Goiano de Radioterapia) desativada.

Quem foi o culpado pelo acidente do Césio 137?

Além de Flamarion, outras quatro pessoas foram condenadas pelo césio-137: Carlos de Figueiredo Bezerril – médico responsável pelo Instituto Goiano de Radiologia (IGR), onde a cápsula foi achada. ... Orlando Alves Teixeira – médico responsável pelo IGR. Amaurillo Monteiro de Oliveira – dono do prédio.

Quais os riscos biológicos que o césio 137 causou e pode causar?

Todos que foram enviados para esse hospital apresentavam contaminação interna e externa, radiodermites severas e sérios problemas no sistema hematopoiético. Até o final daquele ano fatídico morreram quatro pessoas: Maria Gabriela Ferreira, com 37 anos, esposa do Devair Alves Ferreira, no dia 87.

O que causa o acidente radioativo?

A radiação emitida por esse isótopo é ionizante, ou seja, possui a capacidade de remover elétrons da eletrosfera e essa remoção em seres vivos ocasiona alterações genéticas que podem resultar em câncer, síndrome de down, albinismo, anemia, dentre outras.

Como foi feita a descontaminação das vítimas que estavam em estados mais graves quando foram afetadas pelo Césio 137?

A primeira medida tomada foi separar todas as roupas das pessoas expostas ao material radioativo e lavá-las com água e sabão para a descontaminação externa. Após esse procedimento, as pessoas tomaram um quelante denominado de “azul da Prússia”.

Postagens relacionadas: