Quais são as partes de um elevador?
Índice
- Quais são as partes de um elevador?
- Como é o funcionamento de um elevador?
- Como fazer um elevador parar?
- Como entrar e sair do elevador?
- Qual componente é responsável por controlar a subida e descida do elevador?
- Quais os principais tipos de freios de um elevador?
- Como o elevador sabe o andar?
- Como funciona um contrapeso?
- Qual botão apertar para descer no elevador?
- O que significa a letra T no elevador?
- Quais são os tipos de elevador?
- Quais mudanças foram introduzidas ao elevador?
- Qual é o tamanho mínimo de um elevador?
- Como o elevador é sustentado?
Quais são as partes de um elevador?
O elevador tradicional é constituído por quatro componentes principais: cabina, cabos de tração, máquina e contrapeso. É da perfeita harmonia entre eles que o elevador se movimenta. Outros componentes também são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar dos usuários.
Como é o funcionamento de um elevador?
Para que o elevador funcione, a cabina e o contrapeso funcionam em conjunto, como uma gangorra. Desse modo, enquanto a cabina sobe o contrapeso desce. E para que o elevador desça o contrapeso sobe. O movimento do contrapeso, seja de descida ou subida, é proporcionado pela chamada máquina de tração, através de polias.
Como fazer um elevador parar?
aquele com duas setinhas apontando uma para a outra — simultaneamente por pelo menos 5 segundos. É neste momento que você vai ter que ignorar os olhares confusos das outras pessoas dentro do elevador e, então, aproveitar a “viagem” direto para o seu andar com um sorrisinho sarcástico no rosto.
Como entrar e sair do elevador?
A maioria dos elevadores tem um botão para abrir as portas, enquanto alguns modelos mais antigos usam travas. Se acontecer de a porta não abrir, procure o interfone ou um botão de alarme. Caso o elevador esteja preso, a assistência técnica será notificada. Peça para alguém segurar a porta para você.
Qual componente é responsável por controlar a subida e descida do elevador?
O movimento do contrapeso consiste em subir e descer pelas guias na lateral do poço do elevador. Quando a cabina é movida para baixo do eixo, o contrapeso sobre e vice-versa. Ou seja, o contrapeso é o responsável por tornar o ato de levantar e descer a cabina mais fácil.
Quais os principais tipos de freios de um elevador?
Freios para elevadores
- eletromagnético (9)
- de mola (7)
- mecânico (3)
- eletromecânico (1)
- manual (1)
- não especificado (2)
Como o elevador sabe o andar?
Na própria máquina de tração se encontram os freios do elevador, que realizaram as paradas no momento em que o elevador chega a um determinado andar. O quadro de comando é o cérebro do elevador, ao apertar o botão chamando o elevador, o quadro de comando envia um sinal à máquina de tração, ordenando que gire.
Como funciona um contrapeso?
O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixados pesos, de tal forma que o conjunto tenha peso total igual ao da cabine acrescido de 40 a 50% da capacidade licenciada. ... Quando a cabine se move para baixo do eixo, o contrapeso sobe – e vice-versa.
Qual botão apertar para descer no elevador?
Aperta para cima. Quero descer? Aperta para baixo. Assim, por exemplo: se você está no andar Térreo, o elevador no 6º andar, e você quer ir ao 7º andar, o botão correto é a flecha para cima.
O que significa a letra T no elevador?
Andar de elevador no Brasil tem seus altos e baixos. Para descer até o térreo, costumo pressionar o botão "T" (de térreo) ou "P" (de portaria), mesmo em edifícios que não têm mesa de recepção nem alguém sentado atrás dela que insista em saber meu nome.
Quais são os tipos de elevador?
- Neste trabalho são apresentados os tipos de elevador, seus sistemas mecânicos e particularidades para seu uso residencial. São abordados, também, os fundamentos necessários para dimensionamento dos elementos do projeto, tanto de resistência dos materiais quanto os critérios para seleção de um motor elétrico.
Quais mudanças foram introduzidas ao elevador?
- Várias mudanças foram introduzidas ao longo de sua história por cinco grandes reformas e revisões: no fim da década de 1950, concluindo-se em 1961, o elevador passou por uma total reforma em sua parte mecânica; em 1997 foi feita a revisão de todo o maquinário elétrico e eletroeletrônico.
Qual é o tamanho mínimo de um elevador?
- O mínimo ofertado à maioria dos espaços destinados a elevadores é de 1,70 m x 1,80 m. Já para plataformas de acessibilidade, é 1,40 x 1,50 m, mas estas medidas podem variar conforme o modelo escolhido. O que ocorre no mercado é que alguns clientes costumam oferecer espaços menores à correta instalação dos elevadores em edificações.
Como o elevador é sustentado?
- Tudo isso, entre outras funções (que variam de acordo com o modelo), é regulado por um software no quadro de comando do elevador. Como o elevador é sustentado?