O que aconteceria se um pedacinho do Sol caísse na Terra?
O que aconteceria se um pedacinho do Sol caísse na Terra?
Se você conseguisse pegar uma amostra da cromosfera, a atmosfera do Sol, não duraríamos muito. Isso porque a cromosfera é um milhão de vezes menos densa do que o ar, então a pressão atmosférica da Terra iria explodir a nossa amostra imediatamente.
O que aconteceria se Júpiter colidisse com o Sol?
O planeta rochoso acabaria achatado ao atingir a atmosfera do gigante e chegaria ao núcleo em um período entre meia e uma hora depois da colisão. A energia gerada pelo impacto poderia ter vaporizado boa parte do núcleo.
Qual a distância entre o Sol e a terra?
- A medição mais precisa feita até hoje dessa distância entre o Sol e a Terra foi concluída em 2004 pelos astrofísicos russos Gregoriy A. Krasinsky e Victor A. Brumberg. E, ao término de seu trabalho, eles fizeram uma descoberta surpreendente: a Terra está se afastando do Sol a uma velocidade de 15 centímetros por ano.
Por que a Lua não cai na Terra?
- Em razão do aumento da duração do dia, parte da Terra passaria grande parte do tempo iluminada pela luz solar, enquanto que em sua outra face não haveria luz solar, isso afetaria o clima global, aumentando muito a amplitude térmica da Terra. Veja também: Por que a Lua não cai na Terra?
Qual a sua chance de escapar da Terra?
- Uma vez que o sol atingir sua fase gigante vermelha, se expandirá e diminuirá pelo menos três quartos da distância da Terra. Mas nosso planeta terá uma chance de escapar. À medida que o sol se aproxima, a atração gravitacional que exerce na Terra e em outros planetas próximos vai enfraquecer.
Por que o vento solar não atingiria a terra?
- Como consequência, o vento solar não seria defletido e atingiria em cheio a face iluminada da Terra, varrendo, pouco a pouco, as partículas de nossa atmosfera. Dentro de alguns milhares de anos, a Terra teria perdido boa parte de sua atmosfera, possibilitando que uma grande quantidade de raios ultravioleta e radiação gama chegasse até a superfície.