adplus-dvertising

O que aconteceu com o governo Collor?

Índice

O que aconteceu com o governo Collor?

O que aconteceu com o governo Collor?

O Governo Collor, também denominado como Era Collor, foi um período da história política brasileira iniciado pela posse do presidente Fernando Collor de Mello, em 15 de março de 1990, e encerrado por sua renúncia da presidência, em 29 de dezembro de 1992. ... Collor assumiu com a inflação em 1972,91% e entregou a 1119,91%.

Quem é a mulher de Fernando Collor?

Caroline Medeirosdesde 2006 Rosane Maltade 19Lilibeth Monteiro de Carvalhode 19 Fernando Collor de Mello/Cônjuge

Por que não deu certo o Plano Collor?

Esse plano incluiu novos congelamentos de preços, dos quais causaram crise na oferta de produtos. Além disso, houve a substituição das taxas overnight por novas ferramentas fiscais que incluíam no seu cálculo as taxas de produção antecipada de papeis privados federais.

Como foi o escândalo do Collor?

  • Dias depois, a história foi desmentida pela secretária Sandra de Oliveira e o novo escândalo ficou conhecido como “Operação Uruguai”. Com fama de corrupto e mentiroso, Collor entrou em uma irreversível situação política.

Qual foi a política econômica de Collor?

  • A política econômica de Collor foi de cunho neoliberal, e pretendia adotar a mínima intervenção do Estado nesse plano. O primeiro pacote econômico desse governo, o Plano Collor, elaborado pelo então presidente e pela ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Mello, propôs: Congelamento de preços e aumento das taxas de juros;

Quem renunciou à presidência de Collor?

  • Collor renunciou à presidência antes de ser efetivado o impeachment. No entanto, o Senado confirmou a cassação do mandato e a perda dos direitos políticos de Collor por oito anos.

Quando o ex-presidente Collor foi afastado?

  • Acusado de liderar um esquema de corrupção, o ex-presidente Collor sofreu um processo de impeachment e foi afastado do cargo no dia 29 de setembro de 1992 Imagem: Agência Brasil 00:00

Postagens relacionadas: