adplus-dvertising

Como ficou Atenas após a Guerra do Peloponeso?

Índice

Como ficou Atenas após a Guerra do Peloponeso?

Como ficou Atenas após a Guerra do Peloponeso?

Derrota de Atenas na Guerra do Peloponeso Após o acordo Paz de Nícias, os problemas internos em Atenas ampliaram-se, e grupos defensores da oligarquia entre os atenienses começaram a fortalecer-se. Além disso, havia muita indecisão nas escolhas de Atenas, com a população e as lideranças da cidade não se entendendo.

Quais as consequências da Guerra do Peloponeso entre Esparta e Atenas?

Consequências da Guerra do Peloponeso Com Atenas derrotada, a cidade perdeu o poder e tudo que havia conquistado nas Guerras Médicas. Assim, as cidades da Ásia Menor foram devolvidas aos persas mediante troca por ouro. Em contrapartida, Esparta, a grande vitoriosa passa a ter a hegemonia grega.

O que foi a Guerra do Peloponeso e suas consequências?

A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 4 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.

Como agiu Esparta depois de vencer a Guerra do Peloponeso?

Esparta venceu a Guerra do Peloponeso após a rendição de Atenas em abril de 404 a.C.. As condições de paz foram desastrosas para a cidade de Atenas, enquanto Esparta se convertia no centro hegemônico da Grécia. ... A Tirania dos Trinta dissolveu a Confederação de Delos e entregou o resto da frota Ateniense a Esparta.

Quais foram as consequências da guerra de Peloponeso?

Guerra do Peloponeso colocou em confronto dois mundos: Atenas (cultura, democracia, comércio marítimo) x Esparta (militarismo, oligarquia, agricultura). Esparta venceu Atenas, mas não teve forças para manter seu domínio sobre a Grécia Antiga e acabou derrotada pelos macedônicos.

Quais foram as consequências das guerras médicas para as cidades gregas?

Principais consequências: - Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. - Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.

Quais foram as consequências da Guerra do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso começou com a quebra do Tratado de Trinta Anos por conta das rivalidades entre as cidades gregas e do apoio de Esparta e Atenas nesses confrontos regionais. O tratado foi rompido em 440 a.C., quando a cidade de Samos, que fazia parte da Liga de Delos, revoltou-se contra Atenas.

Como foi o final da Guerra do Peloponeso?

25 de abril de 404 a.C. Guerra do Peloponeso/Datas de término

O que foi a Liga do?

A Confederação ou Liga de Delos foi uma organização militar formada por Atenas que visava proteger as cidades gregas das tropas do Império Persa, combatendo a presença deles no Mediterrâneo. Inicialmente teve sede em Delos e Esparta fazia parte também da organização.

Quando teve fim a guerra de Atenas?

  • A guerra teve fim em abril de 404 a.C. com a rendição de Atenas, além da conquista espartana em Helesponto. O sistema democrático de Atenas foi derrubado e foi implantado um sistema de governo autoritário que ficou conhecida como Tirania dos Trinta – devido à sua formação, que envolvia trinta oligarcas -.

Como foi a guerra entre Atenas e Esparta?

  • Com a pressão da cidade de Corinto, Tebas, cidade aliada de Esparta, ataca a cidade de Platéia – aliada de Atenas – iniciando a guerra que teve uma duração de 27 anos. Como aliadas de Esparta, estavam as cidades de Corinto, Tebas e Mégara. Enquanto isso, Atenas tinha como aliadas as cidades de Platéia e Ática.

Quando começou a guerra entre Atenas e Corinto?

  • Frente ao domínio ateniense, diversas cidades-Estado que se mantinham aristocráticas aliaram-se a Esparta, na Confederação do Peloponeso. A tensa situação entre os dois grupos transformou-se em guerra em 431 a.C., quando em decorrência de uma disputa comercial, Atenas e Corinto entraram em conflito frontal.

Por que Atenas perdeu seu poder na Península?

  • Com o fim da guerra, Atenas perdeu seu poder na península, e instaurou-se a hegemonia política e econômica de Esparta, que tinha o sistema voltado para o fortalecimento militar. Os oligarcas acabaram com a Confederação de Delos, entregando todo o resto da fronteira para Esparta.

Postagens relacionadas: