Qual o exame que detecta o câncer de intestino?
Qual o exame que detecta o câncer de intestino?
A colonoscopia é responsável por detectar o aparecimento de câncer no intestino. Também onhecido como uma endoscopia feita pelo ânus, esse exame flagra inflamações na parede intestinal, além de verrugas – os pólipos -, que podem ser pré-cancerosas, e tumores propriamente ditos.
Quais são os sintomas do câncer do intestino?
- Sinais e sintomas. Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são: sangue nas fezes; alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados); dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia; perda de peso sem causa aparente.
Como é feita a retirada do câncer de intestino?
- A retirada da amostra é feita por meio de aparelho introduzido pelo reto (endoscópio). O câncer de intestino é uma doença tratável e frequentemente curável. A cirurgia é o tratamento inicial, retirando a parte do intestino afetada e os gânglios linfáticos (pequenas estruturas que fazem parte do sistema de defesa do corpo) dentro do abdome.
Quem tem maior chance de desenvolver câncer de intestino?
- Outros fatores relacionados à maior chance de desenvolvimento da doença são história familiar de câncer de intestino, história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama, além de tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.
Como prevenir o câncer de intestino?
- Contudo, o câncer de intestino é ainda mais abrangente, podendo atingir outras partes do órgão. Perigoso, ele tem origem em hábitos inadequados e em alterações comuns. Assim, o diagnóstico precoce e a identificação dos sintomas do câncer de intestino são as melhores armas para evitar a doença.