adplus-dvertising

Qual a glicoproteína responsável pela ligação do SARS-CoV-2?

Índice

Qual a glicoproteína responsável pela ligação do SARS-CoV-2?

Qual a glicoproteína responsável pela ligação do SARS-CoV-2?

Para ganhar o interior das células hospedeiras, o SARS-CoV-2 depende de uma serina protease chamada TMPRSS2, que possui a capacidade de clivar e ativar a proteína S, permitindo que o vírus se ligue ao receptor da ACE2.

Quais as etapas de replicação dos vírus?

A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).

Como ocorre a infecção por SARS cov2 de maneira molecular e bioquímica?

Quanto ao processo de infecção, a invasão da célula pelo SARS-CoV-2 ocorre a partir da ligação da proteína S com um receptor enzimático, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2) na superfície da célula humana.

Como ocorre a formação do capsídeo viral?

Muitos vírus possuem uma membrana externa adicional denominada envelope. cópias múltiplas de uma ou mais tipos de proteínas. Essas proteínas se associam entre si, formando unidades estruturais denominadas capsômeros. O conjunto do genoma mais o capsídeo de um vírion é denominado de nucleocapsídeo.

Qual o nome do vírus causador do Covid-19?

Estudos confirmam que o vírus causador da COVID-19 circula no ES desde dezembro de 2019. O vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, já circulava no Espírito Santo antes mesmo do primeiro caso da doença ser anunciado pela China.

O que é uma glicoproteína?

As glicoproteínas são proteínas que contêm cadeias de oligossacarídeos (glicanos) covalentemente ligados a cadeias laterais de polipeptídeos. O hidrato de carbono é ligada à proteína numa modificação translacional ou pós-traducional. Este processo é conhecido como a glicosilação.

Qual é a primeira etapa da replicação após a entrada do vírus no citoplasma do hospedeiro?

A primeira etapa da replicação dos vírus é o contato com a superfície das células a serem infectadas. Através de uma “porta de entrada” no hospedeiro os vírus atingem um tecido alvo em que as células são suscetíveis à infecção (Fig 1).

São fases da infecção viral em ordem cronológica?

  • Adsorção.
  • Penetração.
  • Desnudamento.
  • Replicação.
  • Maturação.
  • Liberação.

Qual mecanismo de infecção do SARS-CoV-2?

Para que ocorra o processo de infecção pelo SARS-CoV-2 a proteína S (spike) da superfície viral precisa ser ativada para ligar-se ao receptor celular de entrada. O processo de iniciação e ativação da proteína S é mediado por proteases da célula hospedeira, destacando-se a Transmembrane Protease Serine 2 (TMPRSS2)15.

Como acontece o processo de infecção da Covid-19?

Ao entrar no corpo humano, o vírus se multiplica dentro do nosso nariz e outras partes do sistema respiratório de forma despercebida. Essa fase é chamada de pré-sintomática ou de incubação. Nela, apesar de ainda não haver sintomas, indivíduos contaminados são capazes de infectar outras pessoas.

Postagens relacionadas: