adplus-dvertising

Como saber se estou com úlcera no estômago?

Índice

Como saber se estou com úlcera no estômago?

Como saber se estou com úlcera no estômago?

Para identificar a presença de úlceras gástricas deve-se estar atento aos seguintes sintomas:

  1. Sensação constante de estômago inchado;
  2. Náuseas e vômitos;
  3. Dor e queimação na garganta ou no meio do peito;
  4. Mal-estar geral;
  5. Perda de peso sem razão aparente;
  6. Fezes muito escuras ou avermelhadas.

O que causa a úlcera no estômago?

A úlcera gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, é uma ferida que se forma no tecido que reveste o estômago, causada por diversos fatores, como má alimentação ou infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), por exemplo.

O que acontece quando estoura uma úlcera no estômago?

A Úlcera péptica perfurada apresenta-se como uma condição abdominal aguda com peritonite localizada ou generalizada e um alto risco de desenvolvimento de sepse e morte.

Onde fica localizada a úlcera?

Úlceras são feridas na camada de proteção interna (mucosa) do estômago e do duodeno. O termo úlcera péptica refere-se a todas as úlceras que acontecem nas regiões do aparelho digestivo banhadas pelo suco gástrico. Assim, as úlceras do final do esôfago, do estômago e do duodeno são chamadas de úlceras pépticas.

Quando uma úlcera pode virar câncer?

A úlcera gástrica não se transforma em câncer, embora a principal causa de formação de úlceras seja a presença da bactéria Helicobacter pylori, e esta bactéria sim, está comprovadamente reconhecida como um dos fatores de alto risco para o câncer gástrico.

Quando se fala em úlceras?

  • Quando se fala em úlcera, porém, quase sempre as pessoas se referem às úlceras pépticas, isto é, às úlceras gástricas que surgem no estômago, às úlceras do duodeno, na junção do estômago com o intestino delgado, e mesmo às do esôfagoque são mais raras. Os ácidos estomacais, especialmente o clorídrico, são muito fortes.

Como ocorre a dor da úlcera duodenal?

  • Outra característica marcante da dor, principalmente da úlcera duodenal, é sua ocorrência à noite, acordando o paciente durante a madrugada, quase sempre na mesma hora e que alivia com a ingestão de leite, antiácidos ou mesmo de água. É freqüente a repetição das queixas numa mesma época do ano o que é entendido como periodicidade.

Qual o principal sintoma de úlcera no estômago?

  • O principal sintoma de úlcera no estômago é a dor na "boca do estômago", que se localiza cerca de 3 a 4 dedos acima do umbigo. Em geral, a dor aparece entre as refeições ou à noite, sendo de difícil controle mesmo com medicamentos que melhoram a digestão.

Qual o tratamento adequado para úlceras?

  • Estresse: Que, além de outros efeitos prejudiciais, pode estimular a secreção de ácidos que atacam o revestimento do estômago e do duodeno. O principal exame para diagnosticar úlceras é a endoscopia, exame realizado sob sedação que permite visualizar diretamente o esôfago, o estômago e o duodeno.

Postagens relacionadas: