adplus-dvertising

Como funciona a data de validade de medicamentos?

Índice

Como funciona a data de validade de medicamentos?

Como funciona a data de validade de medicamentos?

A data de validade é o prazo final que os fabricantes garantem 100% do potencial de um medicamento. A data de validade existe em todos os medicamentos e isso é estipulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por lei.

Por que não consumir remédios vencidos?

  • No entanto, meses após o prazo de validade, pode não ser prudente consumir o medicamento. Ele pode não fazer efeito e pode ainda não estar próprio para o consumo, já que certos remédios vencidos podem acabar estimulando a produção de bactérias.

Como tomar remédios com o prazo vencido?

  • Em alguns casos, tomar remédios com o prazo vencido pode ser prejudicial para a saúde e, por isso, e por uma questão de usufruir da sua máxima eficácia, deve-se verificar com frequência o prazo de validade dos medicamentos que estão guardados em casa e descartar aqueles que já estão vencidos.

Quando se toma um medicamento vencido?

  • Quando se toma um medicamento vencido, em principio, nada de mal vai acontecer e são raros os casos de remédios fora do prazo que produzem efeitos tóxicos.

Como tomar um antibiótico vencido?

  • O que fazer se tomar um antibiótico vencido? No caso do remédio ser um antibiótico, é preferível tomar outro remédio, dentro do prazo de validade, porque um antibiótico vencido pode interromper o tratamento da infecção e favorecer a piora da doença. As infecções devem sempre ser corretamente tratadas para evitar complicações.

Postagens relacionadas: