adplus-dvertising

Tem algum problema tomar remédio vencido?

Índice

Tem algum problema tomar remédio vencido?

Tem algum problema tomar remédio vencido?

O que acontece a um remédio vencido? «Normalmente nada», diz Azanza. «Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecer. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar».

Pode tomar remédio depois da vacina da Covid?

Posso tomar meu remédio de uso contínuo antes ou depois de receber a vacina? Na maioria dos casos, pode. Analgésicos comuns, daqueles que são comprados sem receita médica (dipirona, paracetamol e outros anti-inflamatórios não esteroidais) podem ser usados porque não interferem com a vacinação.

Qual a data de validade de um remédio?

  • Em primeiro lugar, é importante saber o que a data de validade indica exatamente em um remédio, para entender melhor o que ocorre depois de vencido este prazo. Trata-se pois do período durante o qual a totalidade das atividade e propriedades do fármaco é garantida por parte do fabricante, desde que tenha sido armazenado corretamente.

Qual o prazo de validade do medicamento?

  • O prazo de validade, seja de alimentos, produtos ou medicamentos funciona como uma garantia para o consumidor, por parte do fabricante, de que é seguro e eficaz – no caso de remédios – utilizar ou consumir aquele produto até o mês e ano determinados. E, portanto, via de regra, deve ser repeitado.

Qual a validade do fármaco?

  • Trata-se pois do período durante o qual a totalidade das atividade e propriedades do fármaco é garantida por parte do fabricante, desde que tenha sido armazenado corretamente. Isto é, a validade indica até quando o laboratório farmacêutico garante que este remédio não perdeu a atividade e continuará sendo eficaz.

Por que não respeitar a data de validade do medicamento?

  • "Se nesses casos não respeitarmos a data de validade, o efeito negativo sobre o paciente pode ser muito grave. Por isso, é melhor termos uma data-limite e estarmos seguros de que o medicamento será eficaz no tratamento de condições mais graves", adverte Inmaculada.

Postagens relacionadas: