adplus-dvertising

O que é Trombocitemia?

Índice

O que é Trombocitemia?

O que é Trombocitemia?

A Trombocitemia Essencial, também denominada trombocitemia idiopática, trombofilia essencial ou trombocitose essencial, é uma desordem mieloproliferativa crônica, caracterizada por proliferação de megacariócitos na medula óssea (MO), levando ao aumento persistente de plaquetas circulantes.

O que pode causar aumento das plaquetas?

O aumento no número de plaquetas, também chamado de plaquetose ou trombocitose, pode acontecer devido a causas patológicas ou fisiológicas, com exercício intenso, trabalho de parto, altitude elevada, tabagismo, estresse ou uso de adrenalina, por exemplo.

Quem tem plaquetas altas pode doar sangue?

As plaquetas ajudam no controle de sangramentos e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador. O processo que permite a separação e a coleta específica de plaquetas chama-se aférese.

Como tratar trombocitemia?

O tratamento para a trombocitemia essencial tem como objetivo diminuir o risco de trombose e hemorragia, sendo normalmente recomendado pelo médico o uso de medicamentos para diminuir a quantidade de plaquetas no sangue, como Anagrelida e a Hidroxiureia, por exemplo.

Quais os sintomas da trombocitemia essencial?

Existem Sinais e Sintomas da Trombocitemia Essencial?

  • Distúrbios visuais, como pontos brilhantes na visão;
  • Dores de cabeça;
  • Tontura e fraqueza;
  • Trombose (dor, sensação de queimação, mudanças na cor da pele e inchaço na região das pernas);
  • Aumento do baço;

Como deve ser utilizado o fluconazol?

  • Este medicamento não deve ser utilizado se você tem hipersensibilidade (alergia) ao fluconazol ou a compostos azólicos (classe química do fluconazol) ou ainda, a qualquer componente da fórmula.

Como é recomendada a amamentação após altas doses de fluconazol?

  • A amamentação não é recomendada após o uso repetido ou após altas doses de fluconazol.

Como beber álcool durante o tratamento com fluconazol?

  • Beber álcool durante o tratamento com Fluconazol aumenta a probabilidade de surgirem efeitos adversos. Evite tomar Fluconazol fora da dosagem recomendada pelo seu médico. Fale com o seu médico antes de tomar Fluconazol, evite a automedicação.

Como o Fluconazol é metabolizado pelo fígado?

  • O fluconazol é metabolizado (transformado para ser excretado) pelo fígado, o que aumenta os riscos de problemas nesse órgão. Se aparecerem sintomas como náuseas, vômitos e icterícia - coloração amarelada da pele - avise imediatamente o seu médico.

Postagens relacionadas: