Quem optar pelo saque-aniversário tem direito ao Seguro-desemprego?
Índice
- Quem optar pelo saque-aniversário tem direito ao Seguro-desemprego?
- Como funciona o saque de aniversário do FGTS?
- Quem aderiu ao saque-aniversário e foi demitido?
- Quem sacar FGTS perde Seguro-desemprego?
- Quem aderir o saque-aniversário em 2021 recebe quando?
- Quem pode aderir ao saque-aniversário?
- Como fazer o saque-aniversário?
- Quanto é necessária a antecipação do saque aniversário?
- Qual o percentual do saque de aniversário?
Quem optar pelo saque-aniversário tem direito ao Seguro-desemprego?
Desde 2020, entrou em vigor a modalidade chamada saque-aniversário, que permite retirar todo ano uma determinada parcela do Fundo de Garantia. Por outro lado, aqueles que optam por isto perdem o direito de sacar o valor total do FGTS caso sejam demitidos sem justa causa.
Como funciona o saque de aniversário do FGTS?
O saque fica disponível por três meses, a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Por exemplo, quem nasceu em setembro pode sacar a partir da próxima quarta-feira (1), primeiro dia útil do mês, até 30 de novembro, último dia útil do mês.
Quem aderiu ao saque-aniversário e foi demitido?
Resposta: O trabalhador que optou pelo saque-aniversário e é demitido sem justa causa tem direito a receber a multa de 40% do FGTS, mas não consegue acessar o valor total do fundo como faria caso estivesse na modalidade saque-rescisão.
Quem sacar FGTS perde Seguro-desemprego?
É o caso do saque imediato de R$ 500, liberado em setembro do ano passado. Quando a última informação no sistema é de que a pessoa retirou dinheiro do fundo, sem ser pelo motivo citado, o seguro-desemprego é bloqueado.
Quem aderir o saque-aniversário em 2021 recebe quando?
Data de saque 1.º de dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022.
Quem pode aderir ao saque-aniversário?
- Quem aderir ao saque-aniversário tem alguma desvantagem? O trabalhador que está há muitos anos na empresa e sabe que vai precisar desse valor em caso de demissão deve pensar bem se quer mesmo o saque-aniversário. Isso porque, ao fazer essa opção, ele abrirá mão de resgatar a totalidade do Fundo caso seja demitido sem justa causa.
Como fazer o saque-aniversário?
- O saque-aniversário permite sacar todo ano uma fatia do saldo do FGTS. O trabalhador é livre para optar por essa modalidade, mas, se o fizer, não poderá sacar todo o valor do fundo em caso de demissão sem justa causa. Poderá sacar apenas a multa de 40%.
Quanto é necessária a antecipação do saque aniversário?
- Para a concessão da Antecipação do Saque Aniversário faz-se necessária a consulta de restrição cadastral, sendo necessária a regularização dos débitos pendentes. Quanto será possível antecipar?
Qual o percentual do saque de aniversário?
- É importante lembrar que o saque de aniversário não permite a retirada inteira do saldo da conta, mas sim de um percentual. Esse percentual varia de acordo com o valor disponível. As contas com até R$ 500, por exemplo, terão 50% do saldo liberado para o saque.