adplus-dvertising

Quais são as consequências da tuberculose?

Índice

Quais são as consequências da tuberculose?

Quais são as consequências da tuberculose?

A tuberculose afeta, principalmente, os pulmões, desencadeando sintomas como tosse, a qual pode ser sem ou com catarro, sudorese noturna, febre vespertina, fadiga, perda de peso e dor torácica. Quando afeta outras regiões do corpo, outros sintomas podem surgir a depender do órgão afetado.

Qual a forma mais grave da tuberculose?

Tuberculose miliar: É uma das formas mais graves da tuberculose e ocorre quando o bacilo entra na corrente sanguínea e chega a todos os órgãos, havendo risco de meningite.

Porque é que toda pessoa com tuberculose emagrece?

A falta de ar está diretamente associada com a progressão da doença. As pessoas infectadas com o bacilo da tuberculose costumam apresentar fraqueza geral e perda de peso, por isso, a tuberculose deve ser lembrada nas investigações de emagrecimento.

Como a tuberculose age no corpo humano?

Como o bacilo destrói a estrutura alveolar, formam-se cavernas no tecido pulmonar e vasos sanguíneos podem romper-se. Por isso, na tuberculose pulmonar, é frequente a presença de tosse com eliminação de catarro, muco e sangue. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges etc.

Quanto tempo dura o tratamento da tuberculose?

  • O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser realizado, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).

Como é transmitida a tuberculose?

  • Como a tuberculose é transmitida? A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.

Qual o fator de risco para a tuberculose?

  • A falta de acesso a cuidados médicos básicos, comum em países pouco desenvolvidos, onde o número de pessoas vivendo em condições de miséria costuma ser mais alto, também é um importante fator de risco para a tuberculose.

Por que a tuberculose pode entrar em atividade?

  • Se, em algum momento da vida, a resistência da pessoa baixar por algum motivo, o bacilo poderá entrar em atividade e vir a causar os sinais e sintomas típicos da tuberculose. Em poucos casos, a doença poderá se manifestar logo no primeiro contato do corpo com a M. tuberculosis.

Postagens relacionadas: