O que fazer se não pagar a pensão?
Índice
- O que fazer se não pagar a pensão?
- Quando o pai pode deixar de pagar pensão?
- Quantos dias pode atrasar pensão?
- O que fazer em caso de atraso de pensão alimentícia?
- Como forçar o devedor a pagar a pensão?
- Por que o pai desobriga de pagar pensão alimentícia aos filhos?
- Como decretar a prisão por falta de pagamento da pensão alimentícia?
- Por que a pensão de alimentos serve?
O que fazer se não pagar a pensão?
Primeiramente, no primeiro mês de atraso, já se pode recorrer à justiça para o pagamento. A medida chamada execução de alimentos é a garantia de que o alimentante seja punido e quite sua dívida. Poderá ser solicitada a penhora dos bens do devedor, inclusão do nome no SPC/Serasa, ou ainda a prisão.
Quando o pai pode deixar de pagar pensão?
Após a maioridade, há o dever de prestar assistência. Regina Beatriz indica que a jurisprudência consolidada define que a obrigação de pagamento da pensão se encerra quando o filho tem condições de auto-sustento; com o término da faculdade; quando o filho completa 24 anos; ou ao se casar – o que ocorrer primeiro.
Quantos dias pode atrasar pensão?
E isso é verdade, pelo rito da prisão civil, o devedor deverá efetuar o pagamento da pensão atrasada em até 3 dias após ser citado no processo, sob pena de ser preso. Sendo esta prisão por no mínimo 30 dias e no máximo 90.
O que fazer em caso de atraso de pensão alimentícia?
Certamente, no caso de pensão alimentícia atrasada, a mãe de seus filhos pode entrar com uma ação na justiça para que você pague a dívida. Então, você será intimado para o pagamento ou para que justifique a incapacidade de fazê-lo. Ou, ainda, comprovar o pagamento.
Como forçar o devedor a pagar a pensão?
- Outro novo instrumento para forçar o devedor a pagar a pensão alimentícia é a inserção do nome dele à lista do SPC e da Serasa, impossibilitando-o, consequentemente, de fazer financiamentos e de parcelar compras.
Por que o pai desobriga de pagar pensão alimentícia aos filhos?
- O pai não desobriga de pagar pensão alimentícia aos filhos, por alegar que está desempregado e não possui rendimentos. Se o valor estipulado estiver acima de suas condições, pode-se requerer a revisão da pensão.
Como decretar a prisão por falta de pagamento da pensão alimentícia?
- A Constituição Federal em seu art. 5º, inciso LXVII possibilita a decretação de prisão por falta de pagamento da pensão alimentícia com base na preservação do direito à vida e de outros direitos da personalidade, como a integridade física, a integridade psíquica, a honra entre outros.
Por que a pensão de alimentos serve?
- Ao contrário do que o nome indica, a pensão de alimentos não serve apenas para comprar alimentação para as crianças. Muito mais do que isso, a pensão de alimentos serve para garantir à criança que não lhe falta nada do que é essencial à sua sobrevivência: habitação, alimentação, roupa e educação.