Como parar de pagar o CREA-sp?
Como parar de pagar o CREA-sp?
O que faço nesta situação? Se não está exercendo a sua profissão, não basta deixar de pagar a anuidade. Neste caso, poderá solicitar a interrupção do seu registro.
Quanto tempo para reativar o Crea?
O registro provisório é concedido pelo período de 1(um) ano, prorrogável pelo mesmo período (desde que comprovado com documento oficial da instituição de ensino informando o motivo do atraso), devendo o profissional, até a data do vencimento, apresentar o diploma.
Quanto tempo demora para reativar o Crea?
Para o tratamento do protocolo, é de 2 dias úteis. Para confecção e posterior retirada da carteira de identidade profissional o prazo é de até 30 dias, em média.
Como faço para cancelar a anuidade do CREA?
- Tirei o CREA em São Paulo e após 2 anos, fui trabalhar no Japão. Achei que a anuidade por si só, quando não paga, cancelaria o registro, porém ficou cobrando da mesma forma, inclusive com juros. Quando voltei ao Brasil, recebi uma carta informando o atraso das anuidades e a multa. Fiz acordo, parcelei a dívida e cancelei o CREA.
Por que o registro no CRA-SP é ilegal?
- Além de ser uma obrigação legal, o registro no CRA-SP, assim como a pontualidade no pagamento da anuidade, representam atos de consciência profissional. A falta de pagamento do registro e da anuidade do CRA-SP tornam ilegal o exercício da profissão e punível o infrator.
Será que os engenheiros precisam de registro do CREA?
- Engenheiros de outras áreas, que não assinam documentos públicos como os de licenciamento de obras, podem atuar sem o registro do CREA, de modo que isso não se torne contravenção. Mas quem trabalha na construção civil não tem escolha: é compulsório arcar com o peso desse encargo. Fato é que esse pagamento não é uma forma de investir em algo.
Quais as obrigações para o CRA-SP?
- Enquanto houver o registro, mesmo que com a carteira vencida, as obrigações para com os CRA-SP continuam. O profissional deve estar em dia com suas obrigações, inclusive com o registro devidamente regularizado, para exercer seus direitos. Veja: Regularização de Registro