O que fazer se ninguém quer ser síndico?
Índice
- O que fazer se ninguém quer ser síndico?
- O que fazer quando o síndico não resolve os problemas do condomínio?
- Pode existir condomínio sem síndico?
- Como faço para cancelar uma assembleia de condomínio?
- Quando posso processar o condomínio?
- Como resolver problemas em condomínio?
- Quando o prédio não tem síndico?
- É obrigatório condomínio ter síndico?
- Como fazer uma reunião de condomínio?
- Qual a finalidade da reunião de condóminos?
- Qual o quórum da reunião de condomínio?
- Será que o condómino pode ser apresentado à administração do condomínio?
O que fazer se ninguém quer ser síndico?
Quando ninguém do condomínio se habilita ou se candidata ao cargo de síndico, uma administradora pode ser contratada para desempenhar a função, ou pode-se contratar ainda um síndico profissional; De acordo com o Código Civil o síndico não precisa ser necessariamente morador ou proprietário de uma unidade no prédio.
O que fazer quando o síndico não resolve os problemas do condomínio?
Conselho Fiscal Quando o síndico não resolve os problemas do condomínio, o Conselho deve ser acionado para intermediar a relação dele com a coletividade.
Pode existir condomínio sem síndico?
Em outras palavras: não existe condomínio sem síndico, já que o Código Civil exige essa condição. Caso nenhum morador se disponibilize para a função, seja por excesso de responsabilidade ou falta de tempo, é possível atribuir algumas de suas atividades para uma empresa.
Como faço para cancelar uma assembleia de condomínio?
A impugnação é sempre judicial. O condômino insatisfeito, se não conseguiu juntar ¼ dos condôminos para convocar assembleia, desejando anular as decisões de uma assembleia, deverá sempre se valer de uma ação judicial para que o juiz declare nula tal assembleia.
Quando posso processar o condomínio?
Processo contra síndico de condomínio são cabíveis apenas quando há provas de que o gestor agiu de má-fé e cometeu atos ilícitos durante a sua gestão. Por ser tratar de um assunto tão sério, elaboramos esse artigo que reúne informações sobre quais são as possibilidades de uma ação contra síndico de condomínio.
Como resolver problemas em condomínio?
A melhor forma de resolver os problemas comuns em condomínios é o diálogo, baseado nas regras aplicáveis a cada tema. Elas podem estar no regimento interno ou na convenção de condomínio. Após consultá-las, é interessante lembrar aos moradores sobre essas leis condominiais e o que elas determinam.
Quando o prédio não tem síndico?
O que devo fazer? Se não houver previsão para criação de comissões na convenção do condomínio, o correto é que o sindico convoque uma assembleia para que a comissão seja criada e aprovada através desta assembleia.
É obrigatório condomínio ter síndico?
É obrigatório por lei um condomínio ter um síndico para representá-lo. Mas, em alguns casos, é difícil achar quem queira ocupar a função e assumir tantas responsabilidades. A ausência desse comando, porém, acarreta problemas ao prédio. “O condomínio tem uma personalidade jurídica.
Como fazer uma reunião de condomínio?
- Saiba como. Não há mesmo volta a dar: se vive num apartamento, vai ter de lidar de perto com a famosa reunião de condomínio. E acredite que quando bem planeada, com uma agenda de trabalhos bem definida e uma boa empresa de suporte, estes momentos são absolutamente fulcrais para o bom funcionamento das habitações e logísticas associadas.
Qual a finalidade da reunião de condóminos?
- A assembleia ou reunião de condóminos é o encontro de todos os proprietários (condóminos) e tem como finalidade a discussão e tomada de decisões de interesse comum no que diz respeito ao condomínio. Nela devem participar todos os proprietários do prédio ou os seus representantes legais incluindo o administrador do condomínio.
Qual o quórum da reunião de condomínio?
- Simplificando: o artigo indica que, em primeiro lugar, a realização da reunião de condomínio exige um quórum, ou seja, para constituir legalmente a assembleia é necessária a presença de um número de condóminos que possam garantir a maioria absoluta dos votos.
Será que o condómino pode ser apresentado à administração do condomínio?
- Tenha em mente, de que este procedimento só pode ser utilizado quando o regulamento do condomínio o prevê ou a assembleia em causa o admite. Exige, para além disso, que o condómino possa apresentar-se, num prazo relativamente curto – por exemplo, uma semana - à administração do condomínio, para apresentar ou redigir a ratificação.