Como não comer gordura?
Índice
- Como não comer gordura?
- Quanto se deve ingerir de gordura por dia?
- Qual o tipo de gordura que devemos consumir?
- Por que a gordura é importante para o organismo?
- Qual a ingestão do excesso de gordura na alimentação?
- Por que consumir gorduras insaturadas?
- Por que o exagero de gordura contribui para o câncer?
Como não comer gordura?
Alimentação sem gordura: como passar a comer de forma mais light
- Diminua a quantidade de carnes vermelhas. ...
- Evite fazer frituras. ...
- Abra mão da margarina e da pipoca de micro-ondas. ...
- Abacate é uma fruta gordurosa, mas muito benéfica à saúde.
Quanto se deve ingerir de gordura por dia?
É preciso respeitar o limite recomendado. Em uma dieta de 2.000 kcal por dia, recomendada para um adulto saudável, entre 4 kcal (de 20% a 35% do total) devem vir das gorduras.
Qual o tipo de gordura que devemos consumir?
Destes quatro, os nutricionistas recomendam focar nas gorduras mono e poliinsaturadas, comer gorduras saturadas com moderação e evitar totalmente a gordura trans. As gorduras mono e poliinsaturadas melhoram os níveis de colesterol no sangue e reduzem o risco de doenças cardíacas.
Por que a gordura é importante para o organismo?
- Muita gente não sabe, mas a gordura é importantíssima para o bom funcionamento do organismo. Fonte de energia, este lipídeo, atua no controle da temperatura corporal, na absorção de várias vitaminas, na produção dos hormônios femininos e masculinos e na composição das membranas celulares. O perigo se dá quando ela é consumida em excesso.
Qual a ingestão do excesso de gordura na alimentação?
- As entidades de saúde recomendam, para um indivíduo saudável, que a ingestão fique entre 20 e 35% do total de calorias diárias, sendo 10% no máximo proveniente da saturada e o restante da insaturada --a trans não deve fazer parte da dieta. A seguir, confira alguns dos principais problemas provocados pelo excesso de gordura na alimentação. 1.
Por que consumir gorduras insaturadas?
- Boa parte das gorduras insaturadas, que são nossas parceiras, se transforma em gorduras que patrocinam o desequilíbrio das taxas de colesterol e disparam males cardiovasculares. Portanto, na hora de preparar a comida, pode aquecer, mas tente usar o azeite no máximo para refogar um ingrediente por alguns instantes.
Por que o exagero de gordura contribui para o câncer?
- Câncer O exagero de gordura contribui ainda para a formação e a progressão de diversos tipos de câncer, dentre eles o câncer de mama, ovário, endométrio, estômago, esôfago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino, rins, tireóide, meningioma, mieloma múltiplo, cólon e reto.