adplus-dvertising

Quando cliente encontrar produto vencido no supermercado?

Índice

Quando cliente encontrar produto vencido no supermercado?

Quando cliente encontrar produto vencido no supermercado?

Todo produto vencido encontrado pelo consumidor dentro da área de venda como prateleiras, gôndolas etc. (antes de passar pelo caixa), poderá ser trocado por outro dentro da validade. ... No caso de encontrar mais de um item com o prazo de validade vencido ele receberá a mesma quantidade de produtos.

O que fazer quando encontrar um produto vencido?

A legislação brasileira afirma que a responsabilidade pela destinação final de produtos impróprios ou fora de validade para comercialização é das empresas produtoras (artigo 6º§ 5º da Lei 7.802/1989 com nova redação dada pela Lei nº 9.074/2000 e pelo artigo 53§ 4º do Decreto 4.074/2002).

Qual a Lei de produtos vencidos?

Produto vencido dá direito a consumidor receber outro gratuitamente. A maioria dos consumidores desconhece a Lei Municipal n° 4284/2015, que assegura ao consumidor o direito de receber, gratuitamente, outro produto, no caso de oferta ou comercialização de produto com prazo de validade vencido.

Qual o direito do consumidor ao comprar um produto vencido?

Consumidor que encontrar produto vencido à venda poderá ganhar outro de graça. O Projeto de Lei 1386/19 assegura ao consumidor que constatar produto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber gratuitamente uma unidade de produto idêntico ou similar dentro da validade.

Quais os direitos do consumidor no supermercado?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura ao consumidor, entre outros, o direito à informação prévia e adequada sobre o preço de produtos e serviços oferecidos no mercado de consumo. ... Do contrário, se o valor do produto registrado no caixa estiver abaixo do anunciado na gôndola, prevalecerá o preço mais barato.

O que deve ser feito se for localizado algum produto e ou mercadoria com um dia do prazo de validade vencido?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, caso seja encontrado produto com prazo de validade vencida, deve-se pedir a substituição desses itens por outros similares. Se o fornecedor não tiver de tais produtos, deverá restituir a quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.

Como descartar bebida vencida?

Para que o descarte seja feito, é recomendado que você procure a Secretaria de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária do seu município, pois esses órgãos têm competência para dar a assistência necessária e prestar informações sobre o que fazer para descartar um produto vencido adequadamente.

Quais os principais problemas que produtos vencidos pode gerar ao supermercado?

Produto vencido na prateleira, antes de qualquer coisa, gera ruptura. Se chegar ao ponto de não ser retirado da gôndola antes do dia de vencimento, a marca pode cair no conceito do shopper e ter efeito reverso. Quando essa falha atinge o shopper, há grande probabilidade de ele evitar a marca nas próximas idas ao PDV.

Quantos dias posso trocar um produto no supermercado?

Ao comprar um produto em uma loja física, o cliente tem o prazo de 30 dias para efetuar a devolução ou troca do produto caso ele apresente algum defeito de fabricação. Caso o produto em questão seja um bem durável, por exemplo, eletrodomésticos, esse prazo passa a ser de 90 dias.

Qual a melhor maneira de comprar um produto vencido?

  • Caso perca a sua nota, mas tenha inserido o CPF no ato da compra, é possível que outra via seja impressa. Sendo assim, ao encontrar um produto vencido, a primeira medida que o indivíduo deve tomar é procurar diretamente o fabricante ou fornecedor da mercadoria com a nota fiscal em mãos.

Será que o consumidor terá direito a comprar produto vencido?

  • E se o cliente comprar produto vencido? O consumidor terá seu direito assegurado também se comprar produto vencido e não reclamar dentro do estabelecimento no momento da compra.

Qual a pena para vender produtos vencidos?

  • Aliás, vender produtos vencidos é crime inafiançável e pode render pena de dois a cinco anos de detenção para o responsável, empresário e até mesmo o gerente do estabelecimento, além de multa. Grande parte da população não sabe, mas tal prática constitui crime, previsto no artigo 7º, parágrafo IX, da Lei 8137/90.

Será que o consumidor poderá escolher outro produto de igual valor?

  • Caso não exista, o consumidor poderá escolher outro produto de igual valor ou, pagando a diferença, qualquer produto. O texto deixa claro, entretanto, que a medida só será aplicada quando o consumidor constatar o problema ainda dentro do estabelecimento comercial.

Postagens relacionadas: