Quais são os riscos de uma gestação gemelar?
Quais são os riscos de uma gestação gemelar?
A gestação gemelar pode apresentar riscos à mãe e às crianças. A grávida pode sofrer diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, anemia, aborto espontâneo, parto prematuro e descolamento prematuro da placenta, ao passo que os nenéns podem sofrer Síndrome da Transfusão Feto-Fetal, além da restrição de crescimento uterino.
Qual o motivo para a perda de gêmeos?
- Existe mais de um motivo possível para a perda de um dos bebês, já que a gravidez de gêmeos pode ter mais complicações que a de bebê único.
Será que você perdeu um dos gêmeos?
- Mas é bem provável que você ouça, da família e dos amigos, que precisa se alegrar com o bebê que restou. São duas as tristezas quando se perde um dos gêmeos: pela perda do bebê em si, e pela perda de uma experiência diferente, a de ter dois (ou mais) bebês ao mesmo tempo.
Como ocorre a perda de gêmeos idênticos?
- No caso de gêmeos idênticos, o risco é ainda ligeiramente maior pelo fato de compartilharem a mesma placenta (e às vezes o mesmo saco amniótico). A perda normalmente ocorre por alguma falha no desenvolvimento do embrião ou dos embriões. Mas é muito comum que a razão ou causa da perda não possa ser definida.
Por que poderíamos ter sido gêmeos?
- Os estudos revelam que muitos de nós poderíamos ter sido gêmeos, mas por alguma razão um dos bebês foi reabsorvido e nunca chegou a se desenvolver. Pode parecer ficção científica, mas não é um fenômeno pouco comum.