O que acontece com as pessoas que roem unhas?
Índice
- O que acontece com as pessoas que roem unhas?
- Porque não pode roer a unha?
- Qual o mal de roer unhas?
- Qual a causa de roer unhas?
- O que roer as unhas pode causar?
- Como fica o estômago de quem roer unhas?
- Por que é importante roer unhas?
- Como é substituído o hábito de roer unhas?
- Por que a prática de unhas pode causar problemas de saúde?
- Como usar esmaltes para deixar de roer as unhas?
O que acontece com as pessoas que roem unhas?
Roer as unhas vai além de um aspecto estético, podendo causar inúmeras doenças. Levando os dedos a boca, os microrganismos que se acumulam nas unhas acessam o organismo diretamente provocando uma série de doenças, desde infecções até verminoses. Desgasta o esmalte dos dentes, machuca os dedos e deforma as unhas.
Porque não pode roer a unha?
Tirar as “pelinhas” ao redor das unhas, por exemplo, além de deformar as unhas, causa infecções na região. “O trauma constante ao roer as unhas pode fazer a região periungueal (em volta das unhas ) ficar em constante inflamação, o que provoca lesão na matriz, onde se encontram as células germinativas das unhas.
Qual o mal de roer unhas?
Não bastasse predispor o cidadão à DTM, o ato de roer as unhas afeta a boca de outras formas. Desgasta a superfície dos dentes, tornando-os mais frágeis e sujeitos a fraturas, por exemplo. Também aumenta o risco de reabsorção das raízes, especialmente entre quem usa aparelhos ortodônticos.
Qual a causa de roer unhas?
Roer unhas (também conhecido pelo seu termo técnico onicofagia ou roeção de unha) é o hábito de morder as unhas dos dedos das mãos ou pés durante períodos de nervosismo, ansiedade, estresse, fome ou tédio. Também pode ser um sinal de desordens mentais ou emocionais.
O que roer as unhas pode causar?
O ato da onicofagia vai além da boca, podendo causar problemas digestivos e estomacais pelo acúmulo de bactérias. Em alguns casos as bactérias vindas da unha podem ser a causa de episódios de diarreia, infecções respiratórias e até apendicite.
Como fica o estômago de quem roer unhas?
O hábito pode provocar gastrite e inflamação no estômago a longo prazo.
Por que é importante roer unhas?
- Em alguns casos, o hábito de roer as unhas pode ser uma consequência de deficiências nutricionais, como falta de cálcio e/ou magnésio, por exemplo, que leva a pessoa a roer a unha, de forma a recuperar esses minerais. Por isso, é importante manter uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais, de forma a evitar deficiências nutricionais.
Como é substituído o hábito de roer unhas?
- Após a adolescência, o hábito de roer unhas é geralmente substituído por outros hábitos, como mordiscar a ponta do lápis, morder os lábios, etc. Em adultos esse hábito também é normalmente substituído, já que é visto como um hábito anti-higiênico por outros adultos.
Por que a prática de unhas pode causar problemas de saúde?
- Mas é difícil encontrar provas disso. Além disso, a prática pode levar coisas indesejáveis à boca, como bactérias E. coli e salmonela, que podem se propagar pelo organismo e gerar problemas de saúde. Segundo a Academia Americana de Dermatologia (AAD) as infecções bacterianas causadas pelo hábito de roer as unhas são um dos problemas mais comuns.
Como usar esmaltes para deixar de roer as unhas?
- Os esmaltes para deixar de roer as unhas têm um gosto muito amargo, que fazem com que a pessoa evite colocar os dedos na boca. Eles são incolores, servindo para homens, mulheres e crianças acima de 4 anos, e podem ser comprados em farmácias. Existem diversas marcas, como Derma nail, Avon ou Mavala, por exemplo. 3.