O que ataca a úlcera?
O que ataca a úlcera?
A úlcera estomacal é um tipo de ferida que afeta a parede do estômago. Geralmente, ela resulta da infecção da bactéria H. pylori, mas o uso descontrolado de analgésicos e de outros medicamentos também estão entre as causas.
Como se trata a úlcera estourada?
- Se não tratada, a úlcera estourada pode se estender para a parede de outros órgãos próximo, como pâncreas ou fígado. Mesmo que a úlceras se cure sozinha, a cicatrização pode obstruir o tubo digestivo, sendo mais comum no duodeno. Isso dificulta a digestão e se manifesta com vômitos corriqueiros após qualquer refeição.
Quem tem úlceras estomacais?
- As úlceras estomacais correspondem a feridas abertas que se desenvolvem no revestimento do estômago e/ou em alguns outros órgãos do sistema, ou seja, órgãos que entram em contato com os ácidos e enzimas digestivas, como o intestino logo abaixo do estômago (nesse caso, úlcera duodenal). Essa segunda é mais comum do que a primeira.
Como a úlcera pode gerar sintoma?
- “A úlcera pode não gerar sintoma algum, contudo, há quem sinta dor abdominal na parte superior, próxima à região abaixo do diafragma. Ela ainda piora com estômago vazio, causando náuseas e vômitos, inclusive com sangue”, cita a médica Liete Camara.
Qual a diferença entre uma úlcera e outra?
- De maneira geral, não há grande diferença entre uma úlcera e outra. Os tipos nos quais elas são classificadas vão de acordo com o local no qual aparecem, como no caso da úlcera péptica e esofágica. É a primeira das úlceras pépticas — nome dado quando a ferida acontece nas paredes internas do estômago.