adplus-dvertising

O que acontece quando uma dívida passa de 5 anos?

Índice

O que acontece quando uma dívida passa de 5 anos?

O que acontece quando uma dívida passa de 5 anos?

Depois de completar 5 anos, a dívida continua existindo e acumulando juros. O que muda, porém, é que com a prescrição dessa pendência financeira, o seu nome volta a "ficar limpo", deixando de aparecer nos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Pode cobrar dívida de mais de 5 anos?

O prazo de cinco anos é o limite de tempo estabelecido para que uma dívida possa ser cobrada. Ou seja depois de cinco anos o cobrador não poderá negativar seu nome para cobrar a dívida e deverá tirar todas as restrições contra você após esse período.

Qual a diferença entre dívida caduca e dívida prescrita?

  • “Dívida caduca” é a mesma coisa de “dívida prescrita”? Como vimos, a dívida caduca depois de 5 anos. Com isso, ela sai dos registros do SPC e Serasa. Porém, isso não significa que ela deixa de existir. Nesse caso, você continua em dívida com a empresa credora.

Quando acontece o caducamento da dívida?

  • Assim, após 5 anos, acontece o caducamento da dívida. Porém, o que para muitos é um alívio deve ser visto com cuidado. Esse estágio significa apenas que os débitos não vão mais aparecer nas listas dos serviços de proteção ao crédito, ou seja, quem está devendo não aparece mais com o nome sujo e pode, em tese, usufruir dos benefícios disso.

Por que a dívida caducou?

  • Embora, popularmente diz-se que a dívida “ caducou ”. Isto tudo, encontra-se disciplinado na Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que institui o Código Civil ( CC/2002 ).

Qual a diferença entre prescrever e caducar?

  • Todavia, mesmo após caducar, uma dívida ainda pode ser cobrada pela empresa que tem direito aos valores em atraso. E isso pode ser feito inclusive por vias judiciais. Qual a diferença entre prescrever e caducar? Uma dívida só não pode mais ser cobrada quando ela prescreve, isto é, quando uma empresa deixa de cobrá-la por muito tempo.

Postagens relacionadas: