Como funciona o pagamento mínimo da fatura?
Índice
- Como funciona o pagamento mínimo da fatura?
- Quando não se paga o valor total da fatura?
- Como você não consegue pagar o total da fatura todos os meses?
- O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito?
- Quando você atrasa o pagamento da fatura?
- Quando você opta por pagar o valor mínimo do cartão?
Como funciona o pagamento mínimo da fatura?
O pagamento mínimo do cartão de crédito ou rotativo nada mais é que um recurso disponibilizado pela instituição financeira para pagar o menor valor possível até o vencimento. Assim, você não atrasa a fatura e continua com o nome limpo.
Quando não se paga o valor total da fatura?
Ao pagar menos do que 15% do valor total da sua fatura, ela será considerada uma fatura em atraso e sobre o valor total será cobrado multa por atraso e juros por atraso. Além disso, automaticamente você começa a usar o que chamamos de crédito rotativo e por ele, são cobradas taxas por cada dia de atraso da fatura.
Como você não consegue pagar o total da fatura todos os meses?
- Se você já não consegue pagar o total da fatura todos os meses, sempre quitando o mínimo, saiba que é uma prática perigosa e você está transformando a sua dívida em uma bola de neve ainda maior. Isso porque você está considerando um orçamento que não tem, que é o limite do cartão.
O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito?
- Ou seja, o valor que você pagou será somado ao limite que havia sobrado. O saldo remanescente que deixou de pagar (R$ 400,00) virá na fatura do próximo mês com o acréscimo dos juros, o que é chamado de crédito rotativo. O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito?
Quando você atrasa o pagamento da fatura?
- Quando você atrasa o pagamento da fatura, além de entrar automaticamente no rotativo do cartão de crédito, você também pagará juros. Tente ao menos pagar o mínimo da fatura e não atrase com o vencimento. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estipula que o montante dos juros pelo atraso não pode passar de 2% do valor total.
Quando você opta por pagar o valor mínimo do cartão?
- Quando você opta por pagar o valor mínimo ou qualquer outro valor que não seja o integral, o restante será financiado de acordo com a proposta feita pelo seu banco ou pela empresa concedente do cartão. Essa proposta fica no contrato assinado quando você adquire o cartão.