adplus-dvertising

O que acontece quando uma placa oceânica se choca com uma placa continental?

Índice

O que acontece quando uma placa oceânica se choca com uma placa continental?

O que acontece quando uma placa oceânica se choca com uma placa continental?

Quando a margem oceânica de uma placa mista colide com uma placa continental, a crusta oceânica é destruída por subducção e, quando toda a crusta oceânica é destruída, passa a ocorrer colisão entre as duas margens continentais.

O que é uma placa continental E o que é uma placa oceânica?

Convergência oceano-continente: se uma placa tem uma borda continental, ela cavalga a placa oceânica, porque a crosta continental é mais leve e subduz mais facilmente que a crosta oceânica. A borda continental fica enrugada e soergue num cinturão de montanhas, paralela à fossa de mar profundo.

Qual a colisão entre placas oceânicas?

  • - Placas oceânicas – nesta colisão a placa mais densa mergulha sob a outra (subducção), formando-se uma fossa oceânica e ilhas de origem vulcânica ( arco insular ). É o que acontece com os arcos insulares situados na bordadura oriental dos continentes Asiático e Australiano. Nestas regiões ocorre forte actividade sísmica e vulcânica.

Como ocorre a colisão com as placas continentais?

  • aPlacas continentais –nesta colisão, como as placas apresentam densidades semelhantes, originam- se enrugamentos, com a formação de uma cadeia montanhosa. É o que acontece com a placa Indiana que, em deslocação para norte, colide com a placa Euroasiática, originando as cadeias montanhosas dos Himalaias e do Tibete.

Qual a colisão entre placas tectónicas?

  • Choque entre placas tectónicas . - Placa oceânica e placa continental – nesta colisão a placa oceânica, de maior densidade, mergulha sob a placa continental, menos densa, formando-se uma fossa tectónica, tal como acontece, por exemplo, com a placa de Nazca que mergulha sob a Sul-Americana.

Qual a diferença entre placas oceânicas e vulcânicas?

  • Placas oceânicas –nesta colisão a placa mais densa mergulha sob a outra (subducção), formando-se uma fossa oceânica e ilhas de origem vulcânica (arco insular). É o que acontece com os arcos insulares siut ados na bordadura oriental dos continenes At siático e Australiano. Nestas regiões ocorre forte atividade sísmica e vulcânica.

Postagens relacionadas: