O que acontece quando uma dívida e registrada em cartório?
Índice
O que acontece quando uma dívida e registrada em cartório?
Quando você deve para uma empresa ou pessoa e não realiza o pagamento na data correta, dá ao credor o direito de registrar o débito no cartório. Esse registro se chama “protesto” e acontece nos tabelionatos de protesto de dívida.
Como saber as custas de um protesto?
A CENPROT (www.protestosp.com.br) possui uma ferramenta para fazer a simulação dos valores das taxas para o cancelamento de protesto. A simulação mostra um valor aproximado da taxa que pode variar, dependendo da região e da forma de intimação do cartório (via correio, pessoal ou edital). O procedimento é muito fácil!
Como fazer acordo de protesto?
Com as informações do credor e da dívida, você vai precisar:
- Fazer o pagamento da dívida.
- Pedir ao credor a carta de anuência (declaração onde o credor autoriza que o título ou documento de dívida protesto seja cancelado).
- Levar a carta de anuência ao cartório para retirar o protesto do seu nome.
Quem pode recorrer ao cartório de protesto?
- Todo credor que faz um trabalho e não recebe por ele, pode recorrer ao cartório de protesto para tentar reaver o pagamento. Caso nenhuma das intimações ao devedor deem resultado, é lançado um edital com o nome do devedor e a dívida a ser paga, com a exigência de que o pagamento ocorra em até três dias.
Como é cobrado o protesto em cartório?
- O serviço de cancelamento do protesto é cobrado na maior parte dos cartórios do Brasil. Além disso, esse valor pode variar de cartório para cartório. Ou seja, ter um título protestado pode gerar um custo ainda maior do que o da dívida em atraso. Assim como qualquer dívida no Brasil, o protesto em cartório também tem prazo de validade.
Como expedir certidões de protestos em cartório?
- VII – expedir certidões de atos e documentos que constem de seus registros e papéis. Parágrafo único. Havendo mais de um tabelião de protestos na mesma localidade, será obrigatória a prévia distribuição dos títulos. Um diferencial de uma dívida protestada em cartório é que ela não tem prazo de validade.
Como regularizar uma dívida no Cartório?
- A dica é sair de casa com um extra para não ser pego de surpresa. Agora você já sabe como regularizar uma dívida no cartório, consulte o seu nome grátis e saiba se você tem outras dívidas em seu CPF. Faça a faxina nas suas contas!