Quais as consequências da radiação infravermelha?
Índice
- Quais as consequências da radiação infravermelha?
- Para que são utilizados os raios infravermelhos?
- Como se proteger do infravermelho?
- São efeitos fisiológicos da radiação infravermelho O que se afirma em?
- Qual é a frequência dos raios infravermelhos?
- Como os instrumentos detetam os raios infravermelhos?
- Qual o comprimento de onda do raio infravermelho?
- Qual é a radiação infravermelha?

Quais as consequências da radiação infravermelha?
A radiação, quando vinda do Sol, não traz grandes efeitos no organismo humano, pois sua energia e seu poder de penetração na pele são baixos. No entanto, quando em excesso, pode causar queimaduras na pele. Os corpos, inclusive o corpo humano, são emissores desse tipo de radiação.
Para que são utilizados os raios infravermelhos?
Os raios infravermelhos são também usados com fins científicos e técnicos. São usados nos painéis solares, em termografia (técnica de diagnóstico para tratamento de doenças circulatórias), nos telecomandos da televisão e outras aparelhagens.
Como se proteger do infravermelho?
Para proteger a pele contra a radiação infravermelha é preciso neutralizar os radicais livres com o uso diário de um antioxidante tópico, acompanhado de um filtro solar.
São efeitos fisiológicos da radiação infravermelho O que se afirma em?
Aumento de metabolismo, fluxo sanguíneo, atividade enzimática e processos químicos juntamente com a vasodilatação favorecem a cicatrização e mitose celular. Devido à elevação de temperatura ocorre também o aumento da elasticidade do tecido conjuntivo (extensibilidade do colágeno).
Qual é a frequência dos raios infravermelhos?
- Os raios infravermelhos, por conseguinte, constituem um tipo de radiação electromagnética com um comprimento de onda que é superior ao comprimento de onda da luz que se pode ver (por conseguinte, tem uma frequência menor), embora inferior ao comprimento de onda das microondas (a frequência dos raios infravermelhos é superior).
Como os instrumentos detetam os raios infravermelhos?
- Os instrumentos que detetam os raios infravermelhos podem também ser utilizados na pesquisa de danos estruturais em casas, fugas de água, infiltrações, analise térmicas de edifícios, assegurando assim que as estruturas se encontram em bom estado ou mesmo que o calor se encontra bem distribuído tornando o ambiente mais confortável.
Qual o comprimento de onda do raio infravermelho?
- Um corpo que se encontre a uma temperatura superior aos -273,15º Celsius (equivalente a 0 Kelvin) pode emitir raios infravermelhos com comprimentos de onda de entre 0,7 e 1.000 micrómetros. Conforme o comprimento de onda, pode-se distinguir os raios infravermelhos próximos, os raios infravermelhos médios e os raios infravermelhos distantes.
Qual é a radiação infravermelha?
- Mas conforme o espectro eletromagnético abaixo mostra, existem também outros tipos de radiações, e uma delas, que fica na região invisível aos nossos olhos, é a radiação infravermelha (IV).