adplus-dvertising

Como é a construção de um instrumento Psicometrico?

Índice

Como é a construção de um instrumento Psicometrico?

Como é a construção de um instrumento Psicometrico?

Para instrumentos psicométricos, as exigências incluem: fundamentação teórica coerente, estudos sobre características de precisão e validade, procedimentos de administração, correção e interpretação. O objetivo desta nota é ilustrar cada etapa do processo de elaboração e validação de uma escala psicológica.

Quais são as principais etapas na construção de instrumentos psicológicos?

São discutidos os principais aspectos psicométricos considerados indispensáveis para a construção de testes psicológicos, a saber: evidências de precisão/fidedignidade, evidências de validade, e, por fim, sistema de correção e interpretação dos escores.

Como elaborar um teste psicológico?

Dicas de como aplicar testes psicológicos

  1. Tenha domínio sobre a prática. Parece óbvio, mas é um conselho que, por conta da pressa e dos muitos afazeres do profissional, pode ser esquecido. ...
  2. Escolha um ambiente adequado. ...
  3. Transmita tranquilidade ao avaliado. ...
  4. Forneça feedbacks de todos os testes.

O que é uma escala em psicologia?

As escalas psicométricas “têm como objetivo estabelecer uma relação de função entre estímulos ambientais (físicos, sociais) e o comportamento do indivíduo”(10), ao avaliar em que medida um dado estímulo consegue imprimir respostas sobre esse, possibilitando, como no caso da EPEA, a mensuração das atitudes dos ...

Qual a importância da padronização de um teste na construção de um instrumento?

A padronização da testagem visa garantir o uso adequado dos instrumentos. Vários têm sido os trabalhos que afirmam a importância de cuidados na padronização de instrumentos.

O que estuda a psicometria?

A psicometria é uma especialidade da psicologia dedicada à elaboração de testes e avaliações por meio de procedimentos altamente avançados. Ela se dedica ao estudo e desenvolvimento de conhecimentos estatísticos que possam, de alguma forma, traduzir os processos psicológicos.

O que propõe os instrumentos da avaliação psicológica?

De maneira geral, como é difícil observar diretamente os distintos processos mentais, os instrumentos se propõem a avaliar construtos psicológicos que frequentemente se baseiam a priori em uma teoria. ... Existem diferentes técnicas de validade de instrumentos psicológicos.

O que é um construto psicológico?

O teste psicológico é um procedimento sistemático para a observação de amostras de comportamento relevantes para o funcionamento cognitivo ou afetivo e para a avaliação destas amostras de acordo com certos padrões.

Quais as etapas de uma avaliação psicológica?

Baseado em Wechsler (1999), pode-se distinguir quatro etapas da avaliação psicológica dentro do processo seletivo: seleção de instrumentos (ou planejamento); aplicação; correção e interpretação dos resultados; relato e devolução dos resultados.

Quais os testes psicológicos?

Os 7 principais tipos de testes psicológicos

  1. Inventário de Administração de Tempo (ADT) Todos os tipos de testes psicológicos têm um objetivo para ser aplicados. ...
  2. Palográfico. ...
  3. Teste de Raciocínio Lógico. ...
  4. Teste Não Verbal de Inteligência (G-36) ...
  5. Questionário de Avaliação Psicológica (QUATI) ...
  6. Teste Wartegg. ...
  7. Escala Beck.

Qual é o instrumento Psicométrico?

  • Este instrumento é composto por cinco escalas destinadas à avaliação do ajustamento psicológico de adolescentes entre 11 e 17 anos, que cobrem os construtos ansiedade, humor, conduta social, atenção/atividade motora e conteúdo do pensamento. De acordo com o ITC (2001), a elaboração de um instrumento psicométrico envolve as seguintes etapas:

Qual o segundo passo da elaboração de um instrumento psicológico?

  • O segundo passo da elaboração de um instrumento psicológico é a definição das dimensões do teste, em termos constitutivos e operacionais, e a elaboração dos itens.

Qual a proposição de novos instrumentos de avaliação psicológica?

  • A proposição de novos instrumentos de avaliação psicológica é um dos temas de grande interesse da Psicologia nos últimos anos, em especial após a Resolução CFP nº02/20).

Quais são os princípios da criação de um instrumento?

  • Os princípios da criação de um instrumento podem ser divididos em três eixos, conforme a denominação de Pasquali (1999): procedimentos teóricos, procedimentos empíricos (experimentais) e procedimentos analíticos (estatísticos).

Postagens relacionadas: