Qual a origem da brincadeira pular elástico?
Índice
- Qual a origem da brincadeira pular elástico?
- Como se brinca a brincadeira de pular elástico?
- O que é pular elástico?
- Quais são as fases de pular elástico?
- Quando e onde surgiu a brincadeira de pular elástico?
- Qual a região do Brasil que tem origem a brincadeira do elástico?
- Como se brinca de Trancelim?
- Quantas pessoas são necessárias para executar a brincadeira do elástico?
- Quem inventou a brincadeira de pular elástico?
- Quais são os nomes da brincadeira de elástico?
- Qual o comprimento de uma tira de elástico?
- Como segurar o elástico?
- Como fica o elástico no tornozelo?
Qual a origem da brincadeira pular elástico?
De origem Africana, a brincadeira de pular elástico surgiu na idade média e foi moda durante a minha infância. Proporciona o desenvolvimento dos membros inferiores atrelado ao pensamento estratégico (como faço agora).
Como se brinca a brincadeira de pular elástico?
Duas crianças são escaladas para segurar o elástico. Elas ficam aproximadamente 2 metros de distância uma da outra, com o elástico na altura do tornozelo e com as pernas afastadas. A criança que fica no centro do elástico deve fazer todos os movimentos combinados com os colegas antes de iniciar a brincadeira.
O que é pular elástico?
Formação: implemento um elástico, em forma de uma grande liga. Duas crianças entram no elástico e o conservam estirado, na altura dos tornozelos, pernas afastadas (elásticos em linhas paralelas). Uma criança pula sobre o elástico distendido, realizando uma série de provas.
Quais são as fases de pular elástico?
Quem participa pula para dentro, para fora, para dentro, pisa no elástico, pisa para fora e cruza o elástico.
Quando e onde surgiu a brincadeira de pular elástico?
brincadeiras de pular, como pular corda, eram comportamentos típicos da Grécia e da Roma antigas para celebrar a chegada das novas estações, no entanto a prática de pular elástico surgiu na Idade Média.
Qual a região do Brasil que tem origem a brincadeira do elástico?
Alguns registros afirmam que a brincadeira tem origem no Centro-Oeste brasileiro e veio para São Paulo onde é bem popular.
Como se brinca de Trancelim?
Duas crianças, geralmente meninas, esticam o elástico uma de frente para a outra, passando-o por trás das pernas para que uma terceira criança pule no retângulo formado por ele fazendo movimentos onde se prende, solta ou puxa o elástico, conforme regras predeterminadas.
Quantas pessoas são necessárias para executar a brincadeira do elástico?
São necessárias três crianças, duas para segurar o elástico na parte inferior do corpo, geralmente no joelho ou canelas, e uma para pular o elástico.
Quem inventou a brincadeira de pular elástico?
O Pular Elástico é uma daquelas brincadeiras antigas, com origem na cultura africana. Foi muito popular na década de 80. Os séculos foram se passando, mas a tradição de pular elástico ainda permanece.
Quais são os nomes da brincadeira de elástico?
- É curioso que nomes de comida são populares na brincadeira de elástico. O que pula Bicicleta, estrelinha, laranjinha, ceuzinho, capoeira, espaguete, chocolate e raspadinha são alguns dos nomes da brincadeira.
Qual o comprimento de uma tira de elástico?
- As crianças amarram as pontas de uma tira de elástico de aproximadamente três metros de comprimento. Há casos em que as crianças improvisam esse "instrumento" da brincadeira com meias-calças. Duas crianças, distantes três metros uma da outra, colocam o elástico ao redor de suas pernas, formando um retângulo.
Como segurar o elástico?
- 1. As duas crianças que vão segurar o elástico ficam em pé, frente a frente. O elástico fica na altura do tornozelo. 2. O participante da vez faz uma sequência de saltos: pula para dentro, em cima e para fora do elástico. O objetivo é completar a tarefa sem tropeçar. 3.
Como fica o elástico no tornozelo?
- O elástico fica na altura do tornozelo. 2. O participante da vez faz uma sequência de saltos: pula para dentro, em cima e para fora do elástico. O objetivo é completar a tarefa sem tropeçar. 3. Se ele fizer tudo direitinho, o elástico sobe – depois dos tornozelos, vai para os joelhos, coxas, quadril...