adplus-dvertising

Onde encontramos a arquitetura rococó?

Índice

Onde encontramos a arquitetura rococó?

Onde encontramos a arquitetura rococó?

A Arquitetura Rococó tem base em um estilo desenvolvido principalmente na Alemanha, Áustria e França. Como pode se ver, são firmes raízes europeias que se espalham por todo o mundo arquitetônico. Embora não se resuma a isso, esse tipo de arquitetura é marcada pelo uso de curvas excessivas e caprichosas.

Quais as características do estilo rococó?

Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. ... Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica.

Quais são os principais elementos essenciais presentes na arquitetura palaciana com estilo rococó?

Assim, o rococó é um estilo palaciano, com forte presença de detalhes em ouro, formas curvas e elementos decorativos (flores, laços e conchas).

Como eram as esculturas no estilo rococó?

Linhas mais leves e suaves eram aplicadas em estátuas que serviam à decoração. Algumas características da escultura Rococó: Utilizavam o mármore, porém davam preferência aos materiais que aceitam melhor as cores leves, como a madeira e o gesso; ... As criações são feitas em cores luminosas e demonstram espontaneidade.

Em quais cidades brasileiras podemos encontrar mobiliários e produções arquitetônicas do estilo Rococó?

Esse tipo de arquitetura no Brasil pode ser vista em cidades como Minas Gerais, Belém e Pernambuco.

Qual grupo social o Rococó queria agradar e porquê?

Á classe alta ou clero.

Qual a característica do rococó no Brasil?

Os temas eram, principalmente, cenas eróticas da vida cortesã, festas galantes e mitologia. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX, principalmente na arquitetura e na escultura, porém de maneira diferente da ocorrida na Europa, com características muito semelhantes ao Barroco.

Quais as características do rococó no Brasil?

O rococó se caracteriza por: Uso de temas da natureza: pássaros, flores delicadas, plantas, rochas, cascatas de águas; Uso de temas relacionados a vida cotidiana e relações humanas; Representação da vida profana da aristocracia; Arte sem influência de temas religiosos (exceção do Brasil);

Quais as principais características da arquitetura no estilo rococó?

Características da arquitetura rococó leveza dos traços; suavidade e luminosidade das cores; linhas curvas; ausência de interferência religiosa em quase todos os lugares (o Brasil, é claro, é uma das exceções);

Quais foram os ideais estéticos do estilo rococó?

Ressaltava a vida simples, a família e os valores morais da classe média. Seus temas favoritos foram os retratos, as paisagens, os bodegones (natureza morta)e as cenas costumbristas de gênero (cenas do dia a dia, costumes).

Quais são os artistas do Rococó?

  • Exemplos de artistas do Rococó: - Pierre Lepautre – decorador francês. - Jean Bérain – gravurista francês. - Jean-Antoine Watteau – pintor francês. - Juste-Aurèle Meissonier – pintor, escultor, desenhista de móveis e arquiteto francês. - Nicolas Pineau – entalhador e designer de interiores francês. - Jean-Honoré Fragonard - desenhista e pintor ...

Quais são os materiais usados nas esculturas do Rococó?

  • Os principais materiais usados eram gesso, madeira e porcelana, este último especialmente para as esculturas de pequeno porte, utilizadas essencialmente como objetos decorativos. A representação do luxo, com elegância de delicadeza, é um traço bem típico das esculturas do Rococó.

Quais foram os temas mais comuns nas primeiras obras do Rococó?

  • Portanto, os temas mais comuns nas primeiras obras do Rococó eram cenários eróticos ou galantes da vida cortesã e da mitologia, como alusões ao teatro da época, entre outros. Contudo, de acordo com alguns historiadores, não foi um estilo que se estendeu por muito tempo.

Qual a origem da palavra rococó?

  • Espalhou-se pela Europa no século XVIII e chegou à América em meados deste século. Esteve presente na pintura, arquitetura, música e escultura. A palavra rococó tem origem no termo francês “rocaille” que é um tipo de decoração de jardim em formato de conchas.

Postagens relacionadas: