adplus-dvertising

Qual a função de um resistor?

Índice

Qual a função de um resistor?

Qual a função de um resistor?

Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. ... A grande resistência elétrica dos resistores torna esses componentes capazes de reduzir a passagem da corrente elétrica.

Como utilizar resistor?

Para calcular o resistor adequado para o led você vai precisar:

  1. Da tensão da fonte de alimentação, ou seja, quantos volts você vai usar para alimentar seu led,
  2. Da tensão suportada pelo seu led em volts,
  3. E da corrente suportada pelo seu led em ampares.

Como saber que tipo de resistor usar?

A fórmula necessária para calcular o resistor adequado para o LED é: R = (Vcc – VL) / IL, onde:

  1. R: resistência do resistor adequado para o LED.
  2. Vcc: Tensão da fonte de alimentação.
  3. VL: tensão do LED.
  4. IL: corrente do LED.

Qual a resistência para um LED?

Então o correto é calcular individualmente um resistor para cada um dos LEDs.

  1. para o LED vermelho. ...
  2. para o LED verde. ...
  3. para o LED azul. ...
  4. para o LED azul. ...
  5. Como vai ser muito difícil encontrar um resistor de 300 ohms você pode usar um de 330 ohms ou usar dois de 150 ohms ligados em série.

Porque o resistor é tão importante no circuito?

Dentre as várias utilidades de um resistor, podemos citar a conversão da energia elétrica em energia térmica (através da dissipação de calor), é a Lei de Joule e o controle da voltagem em qualquer parte do circuito, pois oferece uma resistência à passagem da corrente elétrica, 'dificultando' a passagem das cargas ...

Qual é a função de um indutor?

Um indutor é um dispositivo elétrico passivo que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de vários loops da corrente elétrica. O indutor pode ser utilizado em circuitos como um filtro passa baixa, rejeitando as altas frequências.

Como reduzir a corrente com resistor?

Resistores elétricos: Aplicação! Para evitar este problema, você deve colocar um resistor entre a fonte de tensão e o LED, mas não pode ser um resistor qualquer! É necessário que ele tenha uma resistência suficiente para limitar a corrente de 20mA e que crie uma queda de tensão adequada para o funcionamento do LED.

Porque colocar resistor em LED?

A função de todo resistor é limitar a corrente no circuito. Sem o resistor nesse circuito o LED iria queimar. A corrente IDEAL que deve passar no LED é de 20mA. Mas no caso, se você usasse um resistor de 500 ohms o LED iria acender normalmente, só que com menos luminosidade, então seria menos corrente no circuito.

Quais são os tipos de resistores que existem no mercado?

Há dois tipos de resistores, fixos e variáveis. Os resistores fixos são constituídos de filme carbono, filme metálico, fio de precisão, dentre outros. Os resistores variáveis podem ser ajustados manualmente.

Porque o LED precisa de resistor?

A função de todo resistor é limitar a corrente no circuito. Sem o resistor nesse circuito o LED iria queimar. A corrente IDEAL que deve passar no LED é de 20mA. Mas no caso, se você usasse um resistor de 500 ohms o LED iria acender normalmente, só que com menos luminosidade, então seria menos corrente no circuito.

Como inspecionar o resistor?

  • Inspecione o resistor. Sinais de escurecimento ou carbonização podem indicar danificação por excesso de corrente. Se o resistor que você estiver testando apresentar esse problema, ele deverá ser descartado e substituído. Identifique visualmente o valor da resistência do resistor, o qual se encontra impresso sobre o próprio corpo do mesmo.

Quais são os resistores elétricos?

  • Os resistores são componentes passivos que compõem os circuitos elétricos. A sua finalidade é basicamente limitar o fluxo de corrente elétrica em um determinado circuito, além de realizar a conversão de energia elétrica em energia térmica através do efeito joule.

Como identificar o valor de um resistor?

  • Para identificar o valor de um resistor basta olhar para seu código de cores. Cada anel do código tem um significado: Quarto – precisão. Por exemplo, um resistor com as cores Marrom Preto Vermelho Prata corresponde a 1k Ohm com precisão de 10%. Identificar o valor de um resistor olhando para seu código de cores.

Qual o resistor adequado para você?

  • Segundo a fórmula o resistor adequado é de 200 ohms. Mas é comum que você não encontre um resistor exatamente com a resistência apontada pela fórmula. Neste caso você deve usar um resistor com a resistência maior mais próxima do resultado encontrado. Por exemplo nesse caso você pode usar um resistor de 220 ohms.

Postagens relacionadas: